Piaui em Pauta

-
-

Teatro Torquato Neto será reaberto nesta quinta (21)

Publicada em 18 de Janeiro de 2016 �s 10h33


  												Dramaturga e escritora Ísis Baião.						 (Foto:Divulgação)					Dramaturga e escritora Ísis Baião. (Foto:Divulgação)

Na próxima quinta-feira (21), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), entrega, após obras de restauração, mais um espaço destinado à cultura teresinense, o Teatro Torquato Neto, localizado no Clube dos Diários.

Dentro da programação de reabertura do Clube dos Diários, no mesmo dia, às 19h, será apresentado o espetáculo “Arrumadinho”, resultado da oficina “Textos Teatrais Esquetes de Humor”, ministrada pela dramaturga e escritora Ísis Baião. O curso foi realizado durante dois meses no Theatro 4 de Setembro.

O espetáculo, que possui este nome por conter mistura de nove esquetes (peça de curta duração), com diferentes temas e autores diversos, foi criado pelos alunos que concluíram a oficina.

Para Isís Baião, que é piauiense, mas morou muito tempo fora, essa foi a oportunidade que precisava para ela se reaproximar de Teresina. “Desde que cheguei a Teresina, os amigos me cobravam uma oficina e este foi o grande momento. Os alunos que concluíram o curso serão futuros grandes autores”, confessa a artista.

A oficina foi realizada pela Secretaria de Estado da Cultura e direcionada aos alunos da Escola Técnica Estadual de Teatro Professor "Gomes Campos", bem como ao público em geral. Com foco no humor, o objetivo da capacitação era ampliar as possibilidades dos participantes na arte de criação de pequenos textos de teatro, os chamados esquetes, além de desenvolver o lado crítico-humorístico de cada participante.

Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, Ísis Baião trabalhou em jornal, revista, rádio, televisão e assessoria de imprensa. Estreou no teatro em 1978, com Instituto Naque de Quedas e Rolamentos, dirigido por Júlio Wolgenmuth, no Rio de Janeiro.

A dramaturga coleciona em seu currículo diversas peças teatrais, dentre elas: As Chupetas do Sr. Refém, Cabaré da Crise – As da Vida também Votam, As Bruxas Estão Soltas, Essas Mulheres, etc. Possui ainda três livros sobre teatro, destacando-se nesta área o Volume 1 do “Teatro (In)Completo de Isis Baião”.

Com nove esquetes, “Arrumadinho”, dirigido por Edinho do Monte, possui a seguinte programação:

1) Família nordestina é isso aí, de Hugo Lenes

2) Língua de sogra, de Hugo Lenes Música: Legaliza chá

3) No Santo Daime, de Mary Gonzalez & Gonzalez

4) Glamour, de Jimmy Charles Música: Amor vacilão

5) Detetive por correspondência, de Mary Gonzalez & Gonzalez

6) A Palhaça, de Jimmy Charles Música: Mano Mobral

7) Na fila de prioridade, de Hugo Lenes

8) O defunto tarado, de Hugo Lenes Música: Blues da Mundica

9) Na delegacia, de Hugo Lenes Música: Artista da terra



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade CORONAVIRUS