Piaui em Pauta

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Comunidade escolar aprova a interdisciplinaridade do Cefti Raldir Cavalcante Bas

Tempo Integral estimula realização de atividades culturais e esportivas

Publicada em 25 de Março de 2014 �s 11h20


  												Escola de Tempo Integral Raldir Cavalcante						 (Foto:Thiago Amaral)					Escola de Tempo Integral Raldir Cavalcante (Foto:Thiago Amaral)

O ensino de tempo integral tem modificado a dinâmica educacional nas escolas piauienses e uma das principais mudanças identificadas é o aumento do rendimento escolar. Um exemplo desse resultado é o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Raldir Cavalcante Bastos, que no ano de 2011 atingiu 6,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando a média nacional que foi 5. O intuito do programa é estimular o aluno em todas as áreas através do protagonismo estudantil, assim o estudante passa mais tempo na escola e desenvolve atividades culturais e esportivas. 

O Cefti Raldir Cavalcante Bastos vem alcançando percentuais extremamente relevantes como 98,78% de aprovação em 2013, e índice zero em evasão escolar. “Os índices da nossa escola possuem destaque porque nós trabalhamos com resultados e buscamos tornar a escola a mais atrativa possível para as crianças”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, diretor do Cefti Raldir Cavalcante Bastos.

A escola desenvolve ainda atividades do programa Mais Educação, assim a formação do estudante é feita além da escola com a participação da família e da comunidade; cumprindo também as normas de legislação educacional brasileira de introduzir a ampliação da jornada escolar para a perspectiva da Educação Integral. “O trabalho do programa de Tempo Integral com o Mais Educação veio para somar na educação dessas crianças, pois o nosso objetivo é focar no desenvolvimento dos nossos estudantes como um todo”, conta Anadélia Santos, coordenadora do Mais Educação no Cefti Raldir Cavalcante Bastos.

Através do Programa Mais Educação são realizadas no Centro de Ensino Fundamental atividades como: Teatro, Ginástica Rítmica, Esportes, Jornal Escolar, Orientação de Estudos e Leitura e uma Banda.  A escola possui ainda convênio com o Programa Escola Aberta que incentiva e apóia a abertura, nos fins de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social, potencializando a parceira entre escola e comunidade visando ocupar criativamente o espaço escolar com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno. Assim, são desenvolvidas aulas de Judô, Ballet, Capoeira, Redação, Violão e Futsal.

De acordo com Carlos Eduardo, são desenvolvidos ainda na escola projetos de leitura incentivando os alunos a lerem o maior número de livros. “ Nós desenvolvemos os projetos de leituras e todos os nosso alunos, além de lerem, são levados a produzir redações que, posteriormente, viram livros”, disse o diretor.

Essas atividades contribuem não só para otimizar a aprendizagem, uma vez que todos os conteúdos são realizados de maneira interdependente, mas também auxiliam no comportamento. “Depois que implantamos o programa os alunos melhoraram o comportamento em casa e até mesmo o déficit de atenção”, comenta Anadélia Santos.

A família aprova o sistema de ensino

Para Aristeu Araújo, professor de inglês do Cefti Raldir Cavalcante Bastos e pai de um aluno, acredita na qualidade do ensino da escola. “ Muitos afirmam acreditar na qualidade das escolas públicas, mas não colocam seus filhos para estudar nelas. Já, eu  acredito no meu e no trabalho dos meus colegas, não é à toa que o meu filho estuda aqui” afirma o professor.

Raimunda Bezerra Lopes também aprova a dinâmica de ensino, pois o neto João Gabriel tem aprendido mais. “ Antes, o João Gabriel era muito desobediente e não tirava boas notas, hoje ele aprende muito, tira boas notas e ficou mais comportado”, analisa a dona de casa.

Estudantes comemoram os benefícios da educação de tempo integral

Para Isaac de Lucas, estudante do 7º ano, as atividades de orientação de leitura foram cruciais para melhorar o seu desempenho nas aulas de português. “Antes, eu tinha muita dificuldade nas aulas de português, agora estou lendo melhor e tirando boas notas”, comemora.

Já as aulas de xadrez têm ajudado o aluno Alex Lopes, 11 anos, a raciocinar melhor. Com o xadrez eu passei a raciocinar melhor porque o jogo tem muitas estratégias, além disso, eu fiquei melhor em matemática.

Transformação na Educação Piauiense

O Cefti Raldir Cavalcante Bastos é apenas um exemplo da transformação da educação que vem ocorrendo em todo Piauí. O desenvolvimento da educação pode ser comprovado através do Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. O Piauí ficou entre os 15 primeiros colocados nas três disciplinas avaliadas: leitura, matemática e ciências.

Na avaliação do Pisa realizada no ano de 2009, o Piauí ocupou a posição de número 21 com média de 374. No ranking do ano de 2012, o Estado conseguiu o 11º lugar em matemática, com nota 385; 11º lugar em leitura com nota 403 e 10º lugar em ciências com nota 403.



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Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
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