
A primeira casa de acolhimento para idosos do município de Teresina foi inaugurada nesta segunda-feira (24). A casa deve acolher 17 idosos e é administrada pela prefeitura. Os beneficiários da instituição serão atendidos por 38 profissionais entre assistentes sociais, médicos, enfermeiros, psicólogos, cuidadores e terapeutas.
Cinco entidades de acolhimento para idosos não-governamentais funcionam na capital, sendo três conveniadas com o município, uma com o estado e a outra sem nenhum vínculo com os governos.
A casa recebeu o nome de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Lar de Santana e funciona no bairro de Fátima, na Zona Leste da capital. De acordo com a coordenação do abrigo, os encaminhamentos dos idosos serão realizados através dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que farão o estudo do perfil dos idosos. O ministério Público e a Justiça também poderão realizar os encaminhamentos.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Teresina Firmino Filho disse que a casa é um grande desafio na política pública para idosos e que atualmente o país vive uma época de estruturação na assistência social.