Piaui em Pauta

-
-
Teresina registra 2ª caso de

Teresina registra 2ª caso de Febre do Nilo Ocidental e FMS faz investigação.

Publicada em 05 de Agosto de 2020 �s 22h20


Teresina registrou o segundo caso confirmado de Febre do Nilo Ocidental e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando nesta quarta-feira (5) uma investigação epidemiológica. O paciente é um morador do bairro Mafrense, Zona Norte da cidade. O primeiro caso havia sido confirmado em 2019, mas a paciente havia viajado para outras cidades do Piauí. Neste segundo caso, o paciente não saiu de Teresina. Caso é o oitavo do Piauí.

» Siga-nos no Twitter

Diante da situação, a equipe da gerência de zoonoses está colocando redes para capturar aves, armadilhas para atrair mosquitos e realizando a coleta de sangue de cavalos dos carroceiros da região. As amostras serão encaminhadas para Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

De acordo com Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS, a notificação de caso suspeito foi realizada em 2019, mas o diagnóstico final da doença foi feito pelo Instituto Evandro Chagas, laboratório de referência do Ministério da Saúde.

“Os resultados que possibilitaram o diagnóstico foram concluídos em julho deste ano”, explicou.
A gerente acrescentou que a pessoa infectada não saiu de Teresina e que a investigação busca entender como se deu a transmissão do vírus.


“Em parceria com a UFPI, foram colocadas redes de neblina para capturar aves e realizar a coleta do sangue para que seja feito o isolamento do vírus. Faremos ainda a aspiração de imóveis que dão acesso à lagoa do bairro Mafrense com o objetivo de capturar os mosquitos e também fazer o isolamento viral desses vetores”, completou.

A coleta de sangue dos animais de propriedade dos carroceiros da região do bairro Mafrense está sendo realizada nesta quarta-feira no setor de Correição do Centro de Zoonoses de Teresina.

Um óbito no Piauí
Apenas um caso da doença levou à morte do paciente e foi registrado na cidade de Piripiri, 162 km ao Norte de Teresina, em junho de 2017. A paciente era uma mulher idosa. A Sesapi informou que ela possuía outras doenças associadas, por isso o quadro apresentou complicações.


Tags: Teresina registra 2ª - Teresina registrou

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)