A cidade de Teresina constituirá o seu Conselho Municipal Anti Drogas para atuar já a partir dos primeiros meses de 2014 com ações de assistência, prevenção, combate e tratamento de vítimas das drogas. A notícia foi dada hoje(30), no Palácio da Cidade, durante reunião do prefeito Firmino Filho com membros do Comitê Local de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
Para o prefeito, a prevenção e o combate às drogas é um dever do estado, mas uma responsabilidade de todos os segmentos da sociedade. Ele destacou as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo através da Fundação Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Secretaria Municipal da Juventude, Semec e vários outros órgãos da administração, mas defendeu a necessidade de instalação do conselho.
A reunião contou com a presença da representante da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Patrícia Santana Santos. Ela disse que Teresina já desenvolve ações importantes no combate e prevenção às drogas, inclusive em parceria com instituições não governamentais. Disse que a população precisa conhecer melhor a estrutura colocada à disposição das famílias para o tratamento de usuários de drogas. Um dos pontos importantes no tratamento, conforme Patrícia Santos, é a disponibilização de leitos psicossociais nos hospitais da rede pública.
A secretária municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mauricéia Neves, falou sobre a proposta de trabalho da Semtcas com o Plano Livre para Viver e a adesão ao Projeto Juventudes e Cultura de Paz/Centro da Juventude Santa Cabrini. A reunião serviu também para tratar da regulamentação da Associação Casa do Oleiro junto ao Conselho Municipal de Assistência Social e a articulação da Semtcas com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Timon(MA), além da realização do VI Fórum sobre Drogas do Estado do Piauí.