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Teresinense reclama de fila e demora no 1º dia de greve dos bancários.

Publicada em 06 de Setembro de 2016 às 12h46 Versão para impressão

Muitos teresinenses foram pegos de surpresa ao chegar às agências bancárias na manhã desta terça-feira (6). Nas portas dos bancos cartazes anunciavam o início da greve dos servidores bancários e por conta disso, nos terminais de auto-atendimento, clientes enfrentaram filas.

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Teve gente relatando demora nas filas nos caixas eletrônicos, pessoas voltando para casa sem ser atendidos e também relatos de caixas sem estarem abastecidos com dinheiro.

Uma dessas clientes é a enfermeira Maria Luiza de Sousa, de 50 anos, que mora no Monte Castelo, Zona Sul. Ela contou que precisou passar pelo menos 30 minutos na fila para poder sacar dinheiro e pagar contas.

"Eu poderia fazer esse procedimento na boca do caixa e pagar todas as minhas contas aqui mesmo no banco, mas não foi possível. Eu inclusive já andei em caixas da Vermelha e do Cristo Rei, e não encontrei dinheiro. Tive que ir a um caixa 24h", disse acrescentando que toda greve é justa, mas só quem passa pelo transtorno é a população.

Outra que também saiu reclamando da falta de atendimento no banco foi a funcionária pública, Maria Amélia Lustosa, de 52 anos. Ela mora no bairro Cristo Rei, Zona Sul, e conseguiu fazer o que precisava, mas reclamou da demora e da agência lotada.

"Sempre é um transtorno que a gente passa. Eu passei pelo menos uns 20 min para conseguir fazer alguma coisa aqui no banco. Ainda bem que deu pra pagar direto no caixa porque se não eu ia perder o prazo de vencimento do boleto", disse.
Reinvindicação
Os bancários do Piauí seguiram orientação nacional e entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (6). Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial de 9,57% , que corresponde apenas a reposição da inflação, mais 5% de aumento real. O percentual de adesão ao movimento só será divulgado após o primeiro dia de greve.

Em negociação com os bancários desde agosto, a classe patronal apresentou proposta de reajuste salarial de 6,5% e um abono de R$ 3 mil, que segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéa Passos, não atende a reivindicação apresentada pois não chega nem a repor as perdas com a inflação.

Atendimento
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados), é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.
Fonte: globo  |  Edição: Da Redação

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