Piaui em Pauta

-
-
Título: Piauí adere a Estratég

Título: Piauí adere a Estratégia do UNICEF para Cobertura e Busca Ativa Vacinal (BAV)

Publicada em 21 de Setembro de 2023 �s 16h33


 O Piauí aderiu a estratégia do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) para cobertura e Busca Ativa Vacinal (BAV), que tem como objetivo apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. O Termo de Adesão foi assinado durante Solenidade ocorrida na Associação Piauiense de Municípios (APPM), na manhã dessa quarta-feira (20).

» Siga-nos no Twitter

Destinado aos Coordenadores Municipais de Imunização, Secretários de Saúde, Articuladores do Selo UNICEF e Mobilizadores da Educação, o evento contou com a presença da Primeira-Dama e Coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles; do Secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz; do Superintendente de Gestão Executiva da Seduc, Rodrigo Torres, representando o Secretário da Educação, Washington Bandeira; e da Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT), Leila Marília da Silva Santos.

De acordo com o Superintendente Rodrigo Torres, a ação pode ser potencializada para todo o Estado por meio do Regime de Colaboração com os Municípios. “Nós, da Secretaria de Estado da Educação, apoiamos essa iniciativa para que possamos levar as vacinas a todas as nossas crianças e adolescentes e garantir esse direito à saúde. Sabemos que a vacina é uma condição fundamental para um bom desenvolvimento infantil e temos um papel fundamental nisso, tanto para estarmos alinhados com essa ação do UNICEF e do Governo do Piauí quanto para um papel de educar os nossos alunos, informando sobre a importância e necessidade dessa situação, assim como orientar os pais”, declarou.

Na ocasião, foi apresentada a situação de imunização de Crianças no Piauí, oferecendo uma visão detalhada do cenário atual de vacinação no estado, além da apresentação da Estratégia do UNICEF para Cobertura e Busca Ativa Vacinal, expondo os detalhes dessa estratégia que visa aprimorar a cobertura vacinal em todo o estado. O momento contou ainda com uma demonstração das funcionalidades da plataforma de Busca Ativa Vacinal para auxiliar na busca ativa de crianças que ainda não foram vacinadas.

Com a adesão, a expectativa é que o Piauí alcance altos índices de cobertura vacinal e garanta um futuro mais saudável para as crianças. A mobilização de Coordenadores Municipais de Imunização, Secretários de Saúde, Articuladores do Selo UNICEF e Mobilizadores da Educação almeja contribuir para a iniciativa. Pelo menos 143 municípios estão trabalhando ativamente para conseguir o Selo Unicef, que tem como meta mais de 90% de cobertura em 20 vacinas disponíveis na tabela do SUS.

Sobre a Busca Ativa Vacinal

A Busca Ativa Vacinal (BAV) Usa uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para os municípios (https://buscaativavacinal.org.br) e contribui para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas; estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação; monitorar a cobertura vacinal; acompanhar a situação vacinal da população-alvo; e identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação.

A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV como Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras, fortalecendo a rede de garantia de direitos.
Tags: Título: Piauí adere - O Piauí aderiu

Fonte: CCOM �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI