Piaui em Pauta

-
-
Novos conselheiros do Cedipi tomaram posse, em solenidade,no palácio de Karnak,

Tomam posse os novos conselheiros do Cedipi

Publicada em 11 de Fevereiro de 2014 �s 16h32


Os novos conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Estado do Piauí (Cedipi) tomaram posse, nesta terça-feira (11), em solenidade no Palácio de Karnak. A posse foi dada pelo secretário de Governo, deputado Wilson Brandão, que representou o governador Wilson Martins. O Conselho é um órgão paritário, composto por representantes do Governo do Estado e da sociedade civil organizada.

O Cedipi, com sede na Casa dos Conselhos, à Avenida Pinel, Bairro Cabral, em Teresina, tem seu funcionamento mantido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc). A secretária da Sasc, Mary Santos, destacou a importância do Cedipi no desenvolvimento de políticas públicas de proteção à pessoa idosa. “Neste Estado, os idosos são respeitados”, disse ela, fazendo referência ao trabalho também desenvolvido no Centro de Referência e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, na Vila do Ancião e no Abrigo São José, instituições vinculadas à Sasc.

O secretário de Governo, Wilson Brandão, ratificou as palavras da secretária da Sasc ao afirmar que o Governo do Estado tem consciência da importância das políticas públicas voltadas para a terceira idade. Ele é autor de Projeto de Lei que assegura aos idosos do Piauío passe livre nos transportes coletivos interestaduais e intermunicipais urbanos e semi-urbanos. Sobre a mesma matéria, foi apresentado outro Projeto de Lei pelo deputado Marden Meneses, que também estava presente à solenidade de posse dos conselheiros do Cedipi. Esse projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí e agora aguarda sanção do governador Wilson Martins.

A presidente do Conselho, Keila Rejane Reis, disse que o Cedipi procura cumprir o seu papel de formular, fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, atuando de forma articulada com os diversos órgãos que o compõem. A promotora de Justiça, Marlúcia Gomes Evaristo, disse que o Ministério Público abraçou a causa do idoso e que, atualmente, as principais reivindicações são a implantação do passe livre e a ampliação do número de Delegacias do Idoso, para atender todo o Estado.

A defensora pública, Sara Miranda, ressaltou a importância do defensor público nas causas que envolvem a pessoa idosa. Segundo ela, não se realiza justiça sem o defensor público. Na abertura do evento, houve apresentação artística do Grupo de Promoção da Terceira Idade, Antonio Carneiro, que apresentou números de canto e dança. O público presente também foi agraciado com a apresentação musical da cantora lírica, Dionísia Nery. Estiveram presentes no evento outras autoridades, como o presidente da OAB/Piauí, Willian Guimarães; o vereador Luís André; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Teresina, Jesus Diocesano.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)