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Trabalhadores relatam problema

Trabalhadores relatam problemas para receber os R$600 de auxílio emergencial.

Publicada em 21 de Abril de 2020 �s 22h54


Milhões de brasileiros já receberam o auxílio emergencial do governo, mas muita gente que está habilitada para receber ainda não viu o dinheiro na conta.

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O comércio fechou e a renda não entrou mais na casa da Cláudia de Moura, que trabalha com eventos. Ela cria a filha sozinha e espera resposta do governo pra receber o auxílio emergencial de R$ 1.200 a que tem direito.

“Liga lá e eles me informam que eu não tenho cadastro. E me mandam fazer o cadastro no site. Eu vou no site fazer o cadastro e eles me falam que o cadastro tá realizado, que eu tenho que aguardar a análise”, conta a bartender.

A Caixa anunciou que já vai antecipar o pagamento da segunda parcela do auxílio. Além da Cláudia, tem muita gente não recebeu nem a primeira.

A Adriana Baeta é mãe de três 3 filhos, também é responsável pela família. Ela ainda está tentando entender o que que aconteceu. Ela explicou que tem inscrição no Cadastro Único, o auxílio foi aprovado. Mas, até agora nada de pagamento.

“Nada de pagamento. Eu não tenho conta bancária, então, eu vou receber através da poupança social da Caixa. Para isso, eu precisei baixar o aplicativo Caixa Tem, para poder conseguir fazer a transferência e os pagamentos. Só que é impossível acessar o aplicativo. Primeiro, ele custa a carregar. Quando eu consegui carregar o aplicativo, veio a informação que a minha conta não havia sido aberta e que eu deveria consultar em 24 horas. Já estou completando 72 horas e não consigo acessar o aplicativo”, conta a autônoma.


Ela também procurou respostas em outras centrais da Caixa. “No 111, a mensagem é sempre a mesma. Esse número está temporariamente indisponível. Esse número não existe, tanto de telefone celular, quanto de telefone fixo. E no suporte do aplicativo, eu já cheguei a ficar 52 minutos numa ligação. E não consegui falar com ninguém”, conta.

A Janaína Rodrigues também espera pelo pagamento. Ela é manicure, tem dois filhos pequenos, e está inscrita no Bolsa Família. No caso dela, deveria receber o valor maior de R$ 1.200.

“A situação fica difícil viu. Vou te falar para você, porque eu não tenho como nem ir na Caixa, porque eles mesmo já "falou" que na Caixa não vai dar para resolver. Você tenta ligar para alguém na Caixa e ele não atende. Na hora que atende, fala pra ligar para outro número”, conta.

Para essas três brasileiras, a maior angústia é saber quando vão poder contar com o dinheiro.

“Eu preciso de uma resposta. Como que eu vou fazer? Como que esse dinheiro vai sair? Quem que eu tenho que procurar? Quando que isso vai acontecer? Já vai pagar a segunda parcela pra muitas pessoas. E o nosso ainda em análise. Muita gente”, questiona Cláudia.

A Dataprev declarou que espera concluir, ainda nesta terça, o processamento de quase dez milhões de pessoas, que fizeram os cadastros entre os dias sete e dez deste mês, e que a concessão do auxílio depende do cumprimento dos critérios, mesmo no caso das famílias inscritas no Cadastro Único ou no Bolsa Família.

A Caixa afirmou que o sistema está sobrecarregado pelos usuários que não têm direito ao auxílio emergencial, mas que acessam o aplicativo mesmo assim, que a análise dos beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único é automática, e que as pessoas que tiveram o auxílio negado podem contestar no próprio aplicativo.


Tags: Trabalhadores relata - Milhões de brasileir

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
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