Piaui em Pauta

-
-
TRE-PI começa segunda fase do

TRE-PI começa segunda fase do recadastramento biométrico em julho.

Publicada em 24 de Junho de 2017 �s 00h17


O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) está entrando em uma nova fase do cadastro biométrico a partir do mês de julho. A previsão do Tribunal é que todo o processo seja realizado até o começo de 2018. Através de um convite a juízes e prefeitos o presidente do colegiado, desembargador Joaquim Santana pediu apoio por convênios para realizar a biometria em 20 zonas eleitorais do interior do Piauí. Devem ser beneficiadas as regiões sul e extremo Sul do Piauí.

» Siga-nos no Twitter

Na segunda fase do processo de recadastramento biométrico deve ser regularizada a situação de 240 mil eleitores em 44 municípios do Estado. A expectativa do TRE-PI é contar com o apoio logístico dos prefeitos. “No interior e especialmente na região a ser realizada agora há dificuldades de transporte do eleitor e o prefeito pode colaborar no transporte, na estrutura e cedendo funcionários para o serviço de biometria”, relatou o desembargador Valério Chaves.
O atendimento deve ser realizado em forma de mutirão a partir do dia 17 de julho , até o dia 17 de outubro. A expectativa do TRE-PI é terminar o trabalho até março do ano que vem. Nas eleições de 2018 a identificação do eleitor deve acontecer por meio da biometria. “O eleitor precisa ser convencido de que é preciso ir fazer a biometria porque se trata de segurança, quase à perfeição e por isso não pode deixar de cadastrar novamente”, comentou o presidente do TRE-PI, desembargador Joaquim Santana.
Entre os prefeitos a medida encontrou apoio por causa do aumento da segurança nas eleições. “Lá em Curimatá haviam pessoas, inclusive nas eleições de 2012, que votavam por 8 ou 10 eleitores e com a biometria, colocando a digital só poderá votar por ela mesma”, disse o prefeito de Curimatá, Valdeci Júnior.
Tags: TRE-PI começa segund - O Tribunal Regional

Fonte: globo �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI