Piaui em Pauta

-
-
TRE-PI suspende nova eleição p

TRE-PI suspende nova eleição para prefeito de Juazeiro do Piauí devido à pandemia.

Publicada em 05 de Abril de 2021 às 19h32


 O Tribunal Regional Eleitoral decidiu suspender a eleição para prefeito da cidade de Juazeiro do Piauí. O prefeito eleito em Juazeiro do Piauí, Antônio José de Oliveira (PT), o Tonho Veríssimo, teve sua candidatura indeferida em dezembro de 2020, e o TRE decidiu que seriam feitas novas eleições.

» Siga-nos no Twitter

A eleição suplementar havia sido marcada para o dia 11 de abril. Segundo a 34º Zona Eleitoral, da qual a cidade faz parte, a eleição foi suspensa para evitar a aglomeração de pessoas e a disseminação do coronavírus entre a população. A data para a nova eleição não foi definida.

Durante a sessão, realizada nesta segunda-feira (5) por meio de videoconferência, o desembargador José James Gomes, do TRE-PI, disse que a decisão foi tomada tendo em vista o agravamento da crise da Covid-19 no estado.

O desembargador disse que pediu um parecer ao setor médico do TRE, que em resposta disse que "a realização das eleições suplementares em Juazeiro do Piauí trará graves consequências para a saúde não só dos munícipes daquela cidade bem como para todo o estado".

De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), uma pessoa morreu e 217 casos de covid-19 foram diagnosticados na cidade, que tem aproximadamente 4700 habitantes.

Candidatura indeferida

O TSE analisou um recurso que alegava a inelegibilidade de Tonho Veríssimo por ter sido condenado em 2015 por operar uma rádio clandestina. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) havia concedido a candidatura por entender que o crime não tinha relação com a Administração Pública e não constava do rol de crimes da Lei de inelegibilidades. Então, com a candidatura confirmada, Tonho Veríssimo concorreu e venceu as eleições municipais de Juazeiro do Piauí.

O relator do processo, o ministro Mauro Campbell Marques, votou pelo indeferimento da candidatura e pela convocação de novas eleições em Juazeiro do Piauí. Ele apontou que o crime de desenvolvimento de atividades clandestinas de telecomunicações é capaz de atrair inelegibilidade por atentar contra a administração pública, no sentido de que a exploração do meios de comunicação é monopólio da União, segundo a Constituição Federal. A decisão foi por unanimidade e Tonho Veríssimo não pôde ser diplomado.

Eleição em Juazeiro do Piauí

Tonho Veríssimo(PT) havia sido eleito, no dia 15 de novembro, prefeito de Juazeiro do Piauí (PI). Ao fim da apuração, ele obteve 52,25% dos votos. Foram 2.327 votos no total. O candidato derrotou Zevaldo, que ficou em segundo lugar com 44,88% (1.999 votos).

A eleição em Juazeiro do Piauí teve 11,7% de abstenção, 0,54% votos brancos e 2,69% votos nulos. Tonho Verissimo tem 55 anos, é casado, tem ensino médio completo e declara ao TSE a ocupação de empresário. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 1.812.689,70.

Tags: TRE-PI suspende - O Tribunal Regional

Fonte: globo  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade CORONAVIRUS - OZONT
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI