Publicada em 12 de Março de 2015 �s 17h18
Devido às constantes chuvas desta época do ano, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI), está avaliando diversos trechos que interligam o Piauí e, que atualmente precisam de reparos urgentes. É o caso da PI 459, que liga os municípios de Paulistana e Betânia.
A estrada, antes construída pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), com o tempo, as fortes chuvas e o intenso tráfego de veículos sofreu desgaste e veio a romper em quatro locais diferentes no final do ano passado. Agora, o DER está com a equipe de engenheiros, projetistas e construtores levantando quais os reparos deverão ser feitos de imediato.
O diretor geral do DER, José Dias, adianta que o relatório completo da obra já deve estar concluído este mês e a partir de abril o Governo do Estado dará início às obras. José Dias relata que pela atual situação em que se encontra a estrada, uma série de adaptações terão que ser feitas no local.
“Os rompimentos se deram pelo fato da pista não suportar a vazão das águas das chuvas. Então, ainda em fevereiro, fomos pessoalmente no local saber a dimensão do problema. Desde o mês passado até esta quinta-feira (12), já vínhamos avaliando o que teria de ser feito. Já no início deste mês voltamos ao local e constatamos que dentre as obras necessárias, estão previstas a construção de duas pontes em locais distintos e ainda é preciso resolver o problema da drenagem da água com a construção de bueiros”, explica o diretor geral do DER.
A estrada que dá acesso também à zona rural destes municípios é bastante utilizada e, pela localização, recebe um fluxo de milhares de veículos diariamente. José Dias afirma que os engenheiros do DER já estão com quase todo o relatório completo para que, a partir de abril, o governador Wellington Dias autorize o início dos trabalhos na PI 459.
“A previsão é que o valor do orçamento dessas obras neste trecho e o valor da reconstrução dos aterros nos locais dos rompimentos estejam finalizados ate a próxima semana de março. Em abril deveremos estar com a autorização do governador Wellington Dias para, assim, contratarmos estes serviços”, pontuou.
"O DER está monitorando todos os pontos considerados críticos das PIS do Estado. Desde o início do ano, o órgão está enviando suas equipes de servidores para resolver, o mais brevemente possível, a demanda de cada estrada", acrescentou Dias.
Todas as reclamações e sugestões que chegam ao órgão são repassadas imediatamente ao diretor-geral, este avalia a situação e posteriormente determina o início dos reparos. Alguns exemplos são: a cidade de José de Freitas onde já foram feitos reparos de lombadas, e Esperantina, onde foram iniciadas as obras dos reparos da ponte que liga o município à cidade vizinha de Batalha.