Publicada em 31 de Dezembro de 2013 �s 09h08
A Cozinha Comunitária da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi entregue, nessa segunda-feira (30). O reitor da instituição, Carlos Alberto Pereira, esteve presente e acompanhou o secretário da Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes, numa visita ao prédio já concluído, que fica no campus Torquato Neto.
A cozinha, que servirá aproximadamente 300 refeições por dia, beneficiará não só os estudantes da universidade, mas também toda a comunidade que mora no entorno, fornecendo refeições a baixo custo. A obra foi realização do Governo do Estado, através da Sasc, e também do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Uespi. Os recursos foram repassados por meio da Caixa Econômica Federal.
“A cozinha tem duas missões, a primeira é fornecer alimentos para a comunidade acadêmica da Uespi, aos mais carentes, e também para os outros que queiram utilizar e possam pagar. E a segunda é a missão de formar outras pessoas na labuta do cozinhar, por isso estamos atrás do Pronatec, que é de formação técnica, e a Uespi está habilitada a isso”, destacou o reitor Carlos Alberto, que também deseja realizar parcerias com a UFPI e o IFPI, que têm cursos na área de Nutrição e podem auxiliar na boa condução dos serviços prestados.
Para o secretário da Sasc, Francisco Guedes, foi uma grande felicidade poder participar da realização: “Uma parceria muito boa entre a Secretaria e a Universidade. É uma maravilha ver o resultado do nosso trabalho, da união entre as duas equipes, foi essa união que viabilizou uma construção belíssima como essa, com todos os equipamentos”, ressaltou.
Também esteve presente a diretora de Segurança Alimentar da Sasc, Rosângela Souza, ela pontuou o quanto à iniciativa é válida para o Campus, que é um dos que mais concentra estudantes no Estado. “A parceria foi muito importante, e todos estão de parabéns, os estudantes da Uespi só tem a ganhar, e também toda a comunidade que vive próximo à Instituição”, finalizou.