Piaui em Pauta

-
-
Reconhecida pelo Capes, a pós-graduação vai contribuir para a formação continuad

Uespi inicia Mestrado Profissional em Matemática

Publicada em 11 de Maio de 2016 �s 09h10


Dando mais um passo importante para o crescimento do ensino público piauiense, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) inicia as atividades do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). Nesta quarta-feira (11), será realizada a aula inaugural do curso. O início das aulas está programado para sexta-feira (13). A concepção e o gerenciamento do mestrado são feitos em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática.

O mestrado profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de professores para o ensino básico. O curso visa profissionalizar professores, a nível de pós-graduação, para a realidade das séries iniciais - diferente do mestrado acadêmico, mais voltado para temáticas mais universitárias. O objetivo é expandir as possibilidades do Ensino Básico de Matemática e consolidar a aprendizagem desta ciência ao longo da vida escolar.

O Piauí tem ganhado atenção nacional com o destaque de alunos advindos do ensino público estadual em olimpíadas e competições nacionais que envolvem a matemática. A educação continuada de professores na área da Matemática implica em expansão do conhecimento dos números com resultados que podem ser multiplicados. “Os reflexos são a melhoria da educação naqueles locais onde existe professores formados pelo Profmat. O conhecimento mais especializado, a atualização de práticas em sala de aula e consequentemente a qualidade do ensino da Matemática. Um outro reflexo também é a valorização da careira profissional do professor que passa a ser melhor gratificado com a realização do curso”, explica o coordenador do Profmat e docente do departamento de Matemática da Uespi, Pedro Soares Júnior.

O resultado da seleção foi plural. Dos alunos selecionados, além de inscritos de Teresina, estão professores de Água Branca, Parnaíba e Barras. O processo seletivo ainda contemplou alunos de estados vizinhos, com aprovação de professores que atuam em Caxias (MA) e Sobral (CE).

A aula inaugural do curso na Uespi será ministrada pelo Professor. Dr. João Xavier da Cruz Neto (UFPI), representante da Coordenação Nacional do Profmat, tendo como tema “Profmat: Uma iniciativa em prol da formação do Professor de Matemática”.  A abertura será às 9h30min, no Auditório do Nead/Uespi – Campus Poeta Torquato Neto.

O Mestrado Profissional em Matemática é um programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Para a Uespi foram ofertadas 15 vagas. De acordo com a coordenação do mestrado, mais de 90% das aprovações são de professores das redes públicas de educação básica.

As aulas serão realizadas as sextas e sábados. São destinadas 7 bolsas para os alunos professores da rede pública de ensino que tiveram melhor resultado no processo de seleção.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI