Piaui em Pauta

-
-
O objetivo é um projeto que busca levar a arte teatral aos municípios piauienses

UESPI leva oficina de iniciação teatral a Beneditinos e aproxima arte da população

Publicada em 18 de Abril de 2016 �s 16h13


  												Tetro na Uespi						 (Foto:Divulgação)					Tetro na Uespi (Foto:Divulgação)

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, através de projeto que uniu a Pró-Reitoria de Extensão e o PARFOR, contemplou de forma pioneira a cidade de Beneditinos com uma oficina de iniciação teatral. Participaram da iniciativa dez professores da rede municipal de ensino e dez alunos do PARFOR, num projeto que busca levar a arte teatral aos municípios piauienses.

Segundo o Prof. Dr. Raimundo Dutra, Pró-Reitor da PREX, a oficina busca reduzir “o fosso existente entre as experiências artísticas, principalmente no campo do teatro, em muitas cidades piauienses”, relatou. Com a iniciativa, a arte teatral vai chegar a mais municípios do interior do estado – pelo menos mais 3 em 2016 – com o próximo sendo Bom Jesus.

“Dessa forma, a UESPI chega mais perto das pessoas, levando arte e possibilitando a criação e vivência teatral, fazendo com que os participantes das oficinas sintam na pele o que é essa arte, e para que possam criar e produzir a partir daí”, complementa Dutra. A intenção é fazer com que esses professores multipliquem o conteúdo entre seus alunos, principalmente os da rede pública de ensino.

O diretor do Grupo de Teatro da UESPI, Moisés Chaves, esclarece que as oficinas trabalham menos com teoria e mais com a prática, destacando o fato de que muitos dos alunos já fazem teatro sem perceber: “Quando percebem que qualquer manifestação onde o corpo se coloca, a sociopoética se coloca a disposição em sala de aula, percebem que o teatro existe em tudo”, reflete.

“O nível da turma foi uma surpresa, e agora em Beneditinos vai haver um grupo de teatro, formado pelos professores. Eles são tão bons que fiquei extremamente comovido com o que vi no resultado final”, finalizou Moisés, sobre o futuro do projeto na cidade.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI