UESPI recebe biblioteca virtual especializada em parceria com a PGE e Governo do Estado.

Publicada em 15 de Junho de 2017 às 19h00 Versão para impressão

A Universidade Estadual do Piauí esteve reunida na manhã desta quarta (14) com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a vice-governadora, Margarete Coelho, e com o presidente da Editora Fórum, Luis Cláudio Rodrigues Ferreira, para discutir a disponibilização da biblioteca virtual com livros e periódicos especializados na área jurídica para a universidade e servidores do estado do Piauí.
A editora Fórum é especializada em conhecimento jurídico atuando no mercado há 25 anos com acervo físico e online. De acordo com o presidente da Fórum, a plataforma digital contém periódicos científicos nas áreas de direito, economia e administração, somando 3 mil volumes de informação. Além disso, há vídeos com palestras sobre diversos temas. “Ela tem um grande suporte de indexação, funciona com o Google jurídico. Nessa plataforma é permitido colar e copiar, imprimir textos”, explica Luis Ferreira.
Atualmente, a PGE utiliza os serviços da editora Fórum e a partir de agora será expandido para a UESPI e demais secretarias do Estado. Segundo o Procurador Geral, Plinio Clêrton Filho, o acesso à biblioteca digital é fundamental para formação dos alunos e atualização dos professores. “Esse é um conhecimento que nós da Procuradoria contratamos no ano passado e, agora, conseguimos com a editora Fórum a liberação para todos os servidores do estado e para a Universidade Estadual”, destaca o procurador.
Margarete Coelho ressalta que a biblioteca virtual com mais de 3 mil volumes nas mais diversas áreas do direito vai possibilitar uma grande expansão do conhecimento, através de celulares e computadores, de forma gratuita. “O Piauí é o primeiro estado a adquirir esse produto e a disponibilizar para seus estudantes e servidores”, afirma.
De acordo com a diretora da Biblioteca da UESPI, Débora Teixeira, a instituição possui um volume muito grande de alunos no curso de Direito. “Os cursos de Direito estão presentes na UESPI de norte a sul do Piauí, mas tanto na área do direito quanto na área da administração e contabilidade, em cursos presenciais e a distância.”, pontua. Segundo ela, o acesso a uma base de dados especializada é bem relevante para os alunos e professores. “O bom é que a editora Fórum trabalha com atualizações constantes,para a área jurídica isso é bem necessário”, disse a diretora.
Para a vice-reitora Bárbara Melo, a disponibilização do acervo especializado online é um presente muito grande para a UESPI. “O acesso a esses milhares de títulos e periódicos na áreas de sociais aplicadas com uma editora respeitada e renomada é um presente”, reitera.
Segundo o presidente da Fórum, a biblioteca também pode ser acessada através do aplicativo Bidfórum, pelos sistemas IOS da Apple e Google play, nos Smartphone; para órgãos governamentais em plataformas intranet. Na UESPI, o Núcleo de Processamentos de Dados (NPD) prevê uma prévia disponibilização no site da universidade na próxima semana. Na reunião ficou agendado o lançamento oficial, da plataforma virtual e do aplicativo, no dia 18 de julho.
Autoria: Valéria Soares

» Siga-nos no Twitter

Fonte: globo  |  Edição: Claudete Miranda

Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Comentário

Comente

adsense
Publicidade OZONTEC
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade PUBLICIDADE