Piaui em Pauta

-
-
Universitários desenvolvem apl

Universitários desenvolvem aplicativo para combater caça de animais silvestres no Piauí.

Publicada em 22 de Abril de 2019 �s 10h31


Um grupo de universitários dos cursos de Biologia e Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) criaram um aplicativo para denunciar crimes contra animais silvestres no Piauí. O software foi concluído e está em fase de registro, e deve estar disponível para celulares com sistema operacional Android no segundo semestre de 2019.

» Siga-nos no Twitter

O aplicativo foi batizado de Curupira, o famoso personagem do folclore brasileiro que ludibriava caçadores para proteger os animais nas florestas do Brasil. Através dele, o usuário poderá denunciar casos de caçadores de animais silvestres e enviar fotos, informações e a localização geográfica através do GPS do smartphone.

De acordo com o professor Wedson Medeiros, um dos que orientaram os alunos durante o desenvolvimento do projeto, o aplicativo terá um link direto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), e garante o anonimato de quem denunciar.

“O aplicativo tem a vantagem de aumentar a precisão das denúncias, já que dispõe de recursos como o geo posicionamento e as fotos”, comentou o professor.

Proteção à fauna piauiense

O aplicativo é fruto do trabalho de cinco estudantes de biologia e dois de computação durante uma disciplina voltada para educação ambiental, que decidiram unir os esforços para combater crimes ambientais. Através do aplicativo, os usuários poderão denunciar crimes de caça, cativeiro e maus tratos contra animais silvestres, e especificar que tipo de animais estão sendo alvo dos criminosos.

No território piauiense, segundo o professor Wedson, espécies como os tatus, tamanduá-mirim e algumas aves são as mais vitimadas pela caça para alimentação. Já as aves, como papagaios, araras, periquitos e pássaros canoros, são os principais alvos do crime de cativeiro, para serem comercializadas para colecionadores.

Ainda segundo o professor, a turma se reuniu com o técnicos do Ibama, e o aplicativo deve começar a ser testado por eles nos próximos meses. “Eles estão otimistas sobre as perspectivas que o aplicativo traz, e estão nos dando todo o suporte necessário”, disse o Wedson Medeiros.

O Curupira é desenvolvido pelos estudantes universitários Daniele Tertulino, Nilton Teixeira, Joanara Oliveira, Pablo Oliveira, Luiza Ester Alves, de licenciatura em Ciências Biológicas, Pedro Ivo Soares e Wellyson Vieira , do bacharelado em Computação, e encabeçado pelos professores Wedson Medeiros e Bruno Pralon.

Tags: Universitários desen - Um grupo de universi

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA