Piaui em Pauta

-
-
Vacinação contra Covid no Piau

Vacinação contra Covid no Piauí: veja perguntas e respostas.

Publicada em 19 de Janeiro de 2021 �s 13h32


Começou nesta segunda-feira (18), em uma cerimônia simbólica no pátio de Secretaria de Saúde do Piauí, a vacinação contra a Covid-19 no estado. Em Teresina, a vacinação começa nesta terça (19).

» Siga-nos no Twitter

Devido ao número reduzido de doses (61.160), poucos grupos prioritários vão ser imunizados neste primeiro momento. Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, 30.580 piauienses devem ser vacinados. O número representa cerca de 1% da população piauiense, que é de 3,2 milhões de pessoas.

Em Teresina, a vacinação vai iniciar nesta terça-feira (19), às 14h, no Hospital da Primavera, Zona Norte. O governo do estado, em cerimônia de lançamento do plano de vacinação, fez a aplicação da primeira dose em seis profissionais de saúde na segunda (18).

Os municípios do interior já podem iniciar a imunização. Floriano, a 244 km de Teresina, foi a primeira cidade do interior a aplicar a primeira dose da CoronaVac no estado.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a primeira fase na capital e no interior vai incluir profissionais de saúde, idosos em abrigos, pessoas com deficiência em abrigos e população indígena em terras demarcadas.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19

Quem será vacinado na primeira etapa no estado do Piauí?
A primeira remessa recebida nesta segunda-feira (18) vai imunizar, segundo o Ministério da Saúde, 30.580 piauienses. O grupo prioritário é formado pelos seguintes segmentos:

Profissionais de saúde (com prioridade para os que estão na linha de frente de combate à Covid)
Pessoas em abrigos com mais de 60 anos
Pessoas com deficiência em abrigos com mais de 18 anos
Indígenas vivendo em terras demarcadas
A Sesapi destacou que não há vacina para todos os que estão nesses grupos prioritários. Segundo a Secretaria, serão vacinados 34% dos profissionais de saúde nesta etapa, dando prioridade aos que estão atuando na linha de frente do combate à Covid.

Quem será vacinado na 1ª etapa na capital?


Profissionais de saúde da rede pública e privada (com prioridade para os que estão na linha de frente de combate à Covid)
Pessoas em abrigos com mais de 60 anos
Profissionais de instituições de longa permanência (asilos)
Pessoas com deficiência em abrigos
"Dentro do grupo ‘profissionais de saúde’ as doses serão direcionadas, prioritariamente, aqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas Covid, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) Covid, os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)", informou a Fundação Municipal de Saúde.

A vacina tem quantas doses?
Cada pessoa que for vacinada pela CoronaVac vai receber duas doses, com intervalo de duas ou três semanas. Na capital, serão 11.382 doses.

Qual o calendário de vacinação para os outros grupos?
Não há previsão para o início da vacinação de outros grupos. O Governo do Piauí informou que vai se planejar à medida que as doses forem chegando – o Ministério da Saúde faz a distribuição de acordo com a entrega das vacinas.

Novas prioridades podem ser definidas ao longo da vacinação.

Quando os idosos serão vacinados?
Na capital, somente os idosos que estão em abrigos e asilos serão vacinados nesta etapa. Os demais dependem da chegada de outros lotes da vacina.

Qual vacina será aplicada?
Por enquanto, duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial no Brasil. A CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan chegou nesta segunda (18).

A vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ainda não está disponível.

Quais serão as fases de vacinação?
De acordo com o plano nacional de imunização, as três primeiras fases incluem os seguintes grupos:

Primeira fase: trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
Segunda fase: Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase: pessoas com comorbidades.
Ainda não está definido em qual fase serão inseridos os demais grupos prioritários. Segundo o governo, a decisão depende de aprovação das vacinas e disponibilidade.

Há seringas e agulhas suficientes?
O governo do estado informou que distribuiu 200 mil seringas, agulhas e EPIs aos municípios piauienses em estoque para a vacinação. O material é suficiente para esta primeira etapa. A distribuição aconteceu para os 224 municípios.

Quais são os pontos de vacinação?
Na capital, os responsáveis pela vacinação irão aos locais onde os idosos e pessoas com deficiência estão abrigados. Os profissionais de saúde também receberão a vacina em seus locais de trabalho, segundo a FMS.

Quanto ao interior do estado, cada cidade deverá definir a logística, conforme campanhas de vacinação anteriores. A Sesapi informou que fará apenas a distribuição das doses.

Preciso levar algum documento ou me cadastrar em algum site?
Não. Todas as pessoas serão vacinadas, mesmo que não apresentem algum documento. Basta comprovar que pertence ao grupo prioritário correspondente à fase da vacinação.

No entanto, para fazer o controle, o Ministério da Saúde diz que é importante informar o número do CPF ou apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) – o Cartão do SUS.

Caso a pessoa não esteja cadastrada nas bases de dados do Ministério da Saúde, o profissional no posto de saúde poderá registrá-lo no momento do atendimento.

É verdade que o Ministério da Saúde está fazendo um agendamento para receber a vacina?
Não é verdade. Em nota, o Ministério da Saúde disse que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina, e nem envia códigos para celular dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Não sou grupo de risco, não sei quando serei vacinado pelo SUS. Poderei comprar a vacina em uma clínica particular?
Ainda não há uma previsão de quando as clínicas particulares conseguirão comprar lotes das vacinas contra a Covid-19 que forem aprovadas no Brasil.

A orientação dos órgão de saúde nacionais e internacionais é que todas as doses produzidas pelos laboratórios neste primeiro momento sejam direcionadas aos governos, com a finalidade de garantir que as pessoas dos grupos de risco sejam imunizadas o mais breve possível.

Quais são os abrigos e asilos da capital onde haverá vacinação?
A FMS ainda não informou os nomes dos locais.

Tags: Vacinação contra - Vacina contra COVID

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)