Publicada em 12 de Abril de 2013 �s 17h14
O município de Valença, localizado a 224 quilômetros de Teresina, encerrou nesta sexta-feira (12), no auditório da Unidade Escolar Santo Antônio, a sua etapa do projeto Falando Sobre Mim. Na ocasião, além dos jovens da rede municipal e estadual de ensino, estiveram presentes o prefeito da cidade, Walfredo Filho; a gerente da 7ª Gerência Regional de Educação (GRE), Walmaria Moura, e docentes.
O projeto é idealizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), em parceria com a prefeitura de Valença, e tem como objetivo orientar jovens de 11 a 22 anos sobre as temáticas, Identidade Negra, Juventude e Acessibilidade, Educação no Trânsito, questões relacionadas ao Movimento LGBT, Empreendedorismos Jovem, Sexualidade, Violência Juvenil e Combate às Drogas.
O evento iniciou na quinta-feira (11) e teve como proposta promover bate-papos interativos com dinâmicas e atrações culturais, aos jovens das escolas municipais Joaquim Manoel, Oto Martins Veloso (CAIC), Amando Lima, Jaime Lima Verde e da rede estadual Maria Antonieta, Santo Antônio, Cônego Acelino, Vitória da Costa Lima.
Durante o evento, o prefeito da cidade, Walfredo Filho, declarou que o Conselho Municipal de Juventude foi aprovado assegurando diversas políticas públicas voltadas para os jovens. Segundo ele, o município é pioneiro por ter que aprovada a lei que dispõe da criação do Fundo Municipal da Juventude, com recursos para a implantação de projetos e ações.
O coordenador da Juventude, Plínio Dumont, elogiou a empolgação dos participantes que interagiam bastante com os palestrantes. “Acredito que os jovens que participaram dessa primeira etapa do projeto irão sair daqui bem orientados sobre os temas abordados durante esses dias”, ressalta.
A gerente da 7ª GREA, Walmaria Moura, propôs aos jovens que no final das palestras os alunos redigissem uma redação sobre um dos temas a fim de concorrer a prêmios. “Além deles adquirirem informações pertinentes para essa fase, ainda irão concorrer às premiações, 1º lugar um tablet, 2º lugar uma câmera digital e o 3º um celular. Será feito um livro com as melhores redações. No dia 26 de abril ocorrerá uma solenidade para entrega dos certificados e das premiações”, afirma.
João Francisco, de 17 anos, aluno do 3º ano, estava feliz em poder participar do projeto. Ele acredita que o jovem necessita de orientações sobre os assuntos explanados. “Cheguei meio tímido e fiquei bem atendo às palestras e fiz várias perguntas. Acredito que tirei todas as minhas dúvidas e meus amigos também”, pontua.