Piaui em Pauta

-
-
Vídeo mostra paciente sendo ab

Vídeo mostra paciente sendo abanado no HUT; familiares denunciam calor excessivo.

Publicada em 22 de Novembro de 2023 �s 11h01


 Familiares de pacientes internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) denunciam a situação de desconforto para pacientes e acompanhantes devido ao calor excessivo, falta de ventilação e limitações nos cômodos climatizados com ar condicionado.

» Siga-nos no Twitter

Familiar de um paciente, James Rodrigues relatou que seu cunhado deu entrada na noite de terça-feira (21) com problemas renais e precisou ser abanado pela acompanhante.

“Lá está um caos principalmente em relação ao calor. Não tem ventilação, a maioria dos cômodos não tem ar condicionado e muita gente está passando mal por conta do calor”, disse.

Procurado, o HUT informou que o uso de ventiladores em ambientes hospitalares é proibido pela segurança dos pacientes, uma vez que podem ser propagadores de vírus, fungos e bactérias, mas que todos os ambientes possuem ar condicionado, que nem sempre dão conta de resfriar os ambientes.

“Com o tempo mais quente algumas máquinas apresentaram problemas e são feitos os reparos conforme a demanda de uma forma mais rápida. Em casos pontuais que exigem demanda de peças e requerem mais tempo, esses pacientes são remanejados para outra ala até que o problema seja resolvido. Vale ressaltar que uma nova e mais moderna central de ar já foi licitada e adquirida pela FMS para reforçar o HUT. Essa nova central está atualmente em trânsito para Teresina, tendo como estado de origem o Paraná”, informou o hospital.

Melhorias anunciadas
Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Teresina anunciou melhorias de ambientes e infraestrutura. As primeiras adequações finalizadas contemplaram a reforma da sala de dietas e terapias nutricionais; necrotério com a instalação de prateleiras no laboratório de análise patológica; paredes e teto; renovação de pinturas, banheiros e vestiários; além do reparo de tubulações de água e revestimentos do teto dos serviços de esterilização, lavanderia, unidades críticas e sala vermelha.

Será a renovado também o sistema de refrigeração. Em outubro, o HUT recebeu 22 novos e modernos ventiladores portáteis para a terapia respiratória que foram adquiridos pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS).

Em agosto, as famílias de pacientes internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) denunciam que estão comprando remédios devido à falta de insumos na unidade de saúde. Diante da situação, a direção suspendeu as cirurgias de urgência. Funcionários também reclamaram da dificuldade em atender os pacientes pela falta de insumos.
Tags: HUT - pacientes internados

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA