Piaui em Pauta

-
-
Vigias atingidos por caçadores

Vigias atingidos por caçadores na Parque Serra da Capivara estavam desarmados.

Publicada em 18 de Agosto de 2017 �s 22h42


Os funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que foram atingidos nesta sexta-feira (18) por tiros disparados por caçadores estavam desarmados. De acordo com o fotógrafo, André Pessoa, que mora na região o porte de arma foi retirado dos funcionários. O ICMBio informou que os funcionários trabalhavam apenas como vigias e não como guardas-parque.

» Siga-nos no Twitter



André Pessoa, fotógrafo que mora e trabalha na região do parque nacional, explicou que houve uma mudança na situação dos profissionais que trabalham no espaço pelo ICMBio. “Eles tiraram o porte de arma dos vigilantes e o colete”, afirmou o fotógrafo. No conflito 3 guardas foram atingidos por disparos de caçadores na cidade de João Costa, cidade que divide o parque com São Raimundo Nonato.
“Os vigilantes estavam indo verificar uma guarita que fica no município de João Costa quando foram interceptados por caçadores, que atiraram neles e atingiram 3 guarda parques”, comentou André Pessoa. Um dos homens atingidos morreu em São João do Piauí e o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Picos. Os outros atingidos estão internados em São Raimundo Nonato.
Por nota o ICMBio informou que lamenta profundamente o falecimento de Edilson Aparecido da Costa Silva, vigia contratado da empresa que presta serviços no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. O ICMBio confirmou que os vigias foram surpreendidos por um ataque de caçadores dentro do Parque.
Sobre os vigias trabalharem desarmados o ICMBio informou que possui contratos de vigilância diurna e noturna, para as sedes da Unidade e para as guaritas de entrada do Parque. “Nas localidades que requerem equipamentos de armamento, o serviço de vigilância foi contratado desta forma, e nas demais não”, disse a nota do ICMBio. O órgão disse ainda que os outros dois vigias feridos estão sendo atendidos e, segundo informações médicas, estão fora de risco.

“O ICMBio informa que acionou a Polícia Federal que já está apurando o incidente juntamente com a Polícia Civil do Estado do Piauí. Tanto o ICMBio quanto a empresa Thor estão tomando providências no sentido de prestar apoio aos funcionários e suas famílias, e estão colaborando com as autoridades policiais no esclarecimento dos fatos”, finaliza a nota.
Tags: Vigias atingidos por - Os funcionários do

Fonte: globo �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA