Piaui em Pauta

-
-
Mulheres serão homenageadas co

Violência e uso de saias foram temas da sessão especial do Dia da Mulher.

Publicada em 10 de Março de 2014 �s 22h17


 “Saber ou não usar saia” foi o mote da sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (10) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, convocada através de requerimento apresentado pela deputada Rejane Dias, líder do PT na Casa.

» Siga-nos no Twitter

As mulheres levaram para a sessão uma faixa que dizia “Usar saia é pra quem sabe” e ainda um varal com várias peças da indumentária feminina, que foi montado na parede da galeria superior. Além disso, todas as oradoras citaram a frase em seus discursos.

Responsável pela convocação da sessão especial, a deputada Rejane Dias(PT) saudou as lideranças comunitárias femininas presentes, dando um destaque à sua mãe e colegas funcionárias do CEIR. Em seu discurso destacou as conquistas das mulheres nos últimos dois anos e lamentou que muita coisa ainda precisa ser feita, principalmente no setor de violência contra a mulher, que não diminuiu com a Lei Maria da Penha.

A deputada petista lembrou a origem do Dia Internacional da Mulher, em homenagem às trabalhadoras que foram queimadas num fábrica dos Estados Unidos, no dia 08 de março de 1909, por reivindicarem seus direitos, dando origem à causa feminina.; e que, todos os anos, é comemorado na Assembleia Legislativa do Piauí.

Rejane disse que aqui no Brasil a mulher tem o que comemorar na questão do mercado do trabalho e educacional. “Hoje somos a maioria nas universidades e já somos em média dois anos mais escolarizadas que os homens. Esta graduação nos faz alcançar melhores postos de trabalho mostrando nossa competência para a administração”, disse a deputada petista, que deu como exemplo de ocupação de espaço a ascenção da presidente Dilma e das ministras Graça Foster, Ideli Salvatti e Gleisi Hofmann..

No entanto, a deputada reconheceu que o País ainda precisa evoluir em várias questões, como a defasagem salarial entre homens e mulheres e o aumento da violência contra a mulher, apesar dos instrumentos de proteção adotados no Piauí e no Brasil, como delegacias especializadas e a casa abrigo.

Apesar de tudo, Rejane Dias destacou que”o governo federal lançou no ano passado um programa de tolerância zero para a violência contra a mulher. Estão sendo investidos R$ 265 milhões em dois anos para construir e manter centros de atendimento integrado em todas as 27 capitais.

Também falaram na sessão a presidente da FAMC, Neide da Silva; a vice-presidente da OAB, Eduarda Mourão Miranda; a ex-deputada Flora Isabel e a vereadora Rosário Bezerra. Todas enfatizando a frase da faixa “Usar saia é para quem sabe!”.
Tags: Mulheres serão homen - ?Saber ou não usar s

Fonte: ALEPI �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA