Piaui em Pauta

-
-
Viúva de Campos pede empenho d

Viúva de Campos pede empenho da militância na campanha em PE.

Publicada em 18 de Agosto de 2014 �s 23h24


 Com as presenças de Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, e das principais lideranças do partido na esfera nacional e no estado, o PSB realizou um ato nesta segunda-feira (18) para homenagear o ex-governador de Pernambuco, morto num acidente aéreo na quarta-feira (13), e convocar a militância para atuar nas eleições deste ano.
O evento foi realizado em uma casa de recepção no Recife, um dia depois do enterro de Campos. No ato, a viúva pediu votos para Paulo Câmara, candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, e para o candidato ao Senado do partido, Fernando Bezerra Coelho.
A mulher de Eduardo Campos chegou ao local acompanhada pelos filhos. Ela foi muito aplaudida por centenas de militantes e ouviu um coro de: "Renata, vice" e "Renata, guerreira, do povo brasileiro". Ela é cotada para ser vice na chapa liderada por Marina Silva, mas ainda "resiste" à ideia, segundo parentes.
Nesta segunda, Renata completa 47 anos. Ela é mãe dos cinco filhos de Eduardo Campos, o mais novo com menos de sete meses. Durante o evento, a militância cantou parabéns para a viúva. Também foi exibido um vídeo de cerca de dois minutos com declarações de Eduardo Campos, no qual citou que um dos ideais era continuar o trabalho do avô, Miguel Arraes, e acabar com a pobreza no país. Campos pede, no vídeo, votos para Paulo Câmara.
Em sua primeira declaração pública após a morte do marido Eduardo Campos, Renata Campos discursou para a militância.
"Vim porque sei da vontade dele e da importância de eleger Paulo [Câmara], Raul [Henry, candidato a vice-governador] e Fernando [Bezerra Coelho]. Acho que só depende de nós. Estou aqui com João, Duda, Pedro, José Henrique e Miguel para dizer Paulo, Raul e Fernando, contem com a gente."
Ela disse que vai participar da campanha eleitoral "por dois" depois da morte do marido. "Eu, como participei a vida toda de campanhas, não será diferente nessa. Tenho a impressão que tenho que participar por dois."

» Siga-nos no Twitter

Outros discursos
Paulo Câmara destacou à militância que vai "continuar" o sonho de Eduardo Campos. "Quem está com Eduardo Campos está com Paulo Câmara. Pernambuco vai saber disso. Eu vou ter oportunidade de continuar essa jornada. Eduardo, vocês viram, iria transformar o Brasil. A Frente Popular vai continuar com esse sonho, eu digo para vocês, não vou desistir de Pernambuco."
O prefeito do Recife, Geraldo Julio, lembrou que o objetivo do partido é eleger como governador Paulo Câmara, que foi secretário nas duas gestões do governo Campos. "Sabemos o que o nosso líder Eduardo Campos deseja e sabemos o que ele, no lugar de cada um de nós, faria. Cada um de nós sabe o que fazer e como fazer, cada um de nós tem o dever de fazer. Ninguém que está aqui dentro precisa esperar pelo outro. Ele fez uma escolha para suceder o governo que foi o mais vitorioso de toda história de Pernambuco".
Segundo o prefeito, Campos "foi buscar" Paulo Câmara. "Eduardo escolheu Paulo pela sua história. Pela história de vida que Paulo tem, pela sua força, pela sua liderança, pela sua capacidade de unir e vocês escutaram o que Eduardo disse na convenção. A partir do momento que tinha ido para a caminhada dele nacional, Paulo já havia assumido o papel de liderar o nosso conjunto em Pernambuco. Eduardo, vamos honrar sua história."
O candidato ao Senado pelo PSB, Fernando Bezerra Coelho, disse que eleger Paulo Câmara seria "honrar" Campos. "Vamos pegar no serviço. Se apresentem para a luta. O nosso líder e nosso guerreiro não morreu. Ele está vivo nossos corações e para poder honrar a sua história e sua luta, o que temos que oferecer a ele é a vitória de Paulo Câmara governador de Pernambuco."
Aniversário
Depois de dar a primeira declaração em público e afirmar que iria atuar "por dois" na campanha, Renata Campos passou o dia todo na residência da família, onde recebeu amigos e parentes. A todo momento chegavam flores e presentes. Ela completou 47 anos nesta segunda, um dia depois de enterrar o marido. No fim da tarde, convidados cantaram "Parabéns pra você".
Apesar de dirigentes do PSB afirmarem que ainda aguardam a resposta de Renata sobre se ela pretende ser candidata a vice, integrantes do partido e assessores não creem que ela queira entrar na disputa. Por meio da assessoria, a viúva não descartou e nem confirmou se quer ser candidata e informou que deve se manifestar nesta terça-feira (19).
Dúvida sobre candidatura
Há dúvida sobre se Renata Campos poderia ou não ser candidata porque é servidora concursada no Tribunal de Contas de Pernambuco. Pela legislação eleitoral, ela não poderia mais ocupar o cargo desde abril, prazo final para desincompatibilização do cargo. Todas as candidaturas são julgadas pela Justiça eleitoral, que avalia se o político preenche os requisitos necessários.
Um ministro do Tribunal Superior Eleitoral ouvido pelo G1 sob condição de anonimato afirmou que entendimentos anteriores do tribunal indicam que basta não ter praticado atos no cargo. Como Renata não trabalha desde janeiro, quando entrou de licença-maternidade, poderia ser candidata.
O presidente do TCE de Pernambuco, Valdecir Pascoal, afirmou que Renata não trabalhou no tribunal nos últimos meses. Ela estava cedida ao governo do estado e tirou licença-maternidade de seis meses no fim de janeiro.
Segundo Pascoal, ela retornou ao TCE em abril, em meio à licença, que terminou em 26 de julho. Tirou na sequência 30 dias de férias, que se encerram em 26 de agosto. "A rigor, durante todo esse período, ela não trabalhou, não deu expediente", disse Valdecir Pascoal.
O presidente do TCE não quis opinar sobre se Renata pode ou não ser candidata. "Sobre a questão da elegibilidade infelizmente não posso emitir juízo de valor, pois trata-se de matéria de competência da Justiça Eleitoral", declarou.
Tags: Viúva de Campos pede - Com as presenças de

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)