Piaui em Pauta

-
-
Wellington defende pautas de

Wellington defende pautas de interesse do Piauí em encontro com Paulo Guedes.

Publicada em 13 de Março de 2019 �s 11h35


O governador Wellington Dias esteve, nessa terça-feira (12), em Brasília, com ministro da Economia, Paulo Guedes. Na pauta, assuntos de interesse do Piauí e do nordeste.

» Siga-nos no Twitter

Um dos assuntos tratados foi a reforma da Previdência. “O ministro Paulo Guedes mostrou interesse em compreender sobre a proposta que temos defendido no Fórum dos Governadores com a organização de um fundo para equilíbrio da previdência e equilíbrio atuarial numa perspectiva não só de resolver o problema da previdência, como também condições de viabilizar investimentos que é o ponto principal”, defendeu Dias.

Ainda segundo o governador, "durante o diálogo ficou claro a necessidade de se ter solução à previdência com uma proposta que não pode ser ideia fixa, mas uma abertura desde que se tenha como solução ao final o equilíbrio atuarial para que se possa garantir hoje e para sempre as condições do pagamento de aposentados e pensionistas".

Algumas alternativas de receita foram também discutidas. "O ministro apresenta sempre a proposta de ter algo como empréstimo vinculado à redução de despesas demonstradas pelos estados, apresentando também alternativas de que a fórmula não pode ficar fixada apenas na regra da idade de contribuição, por exemplo, uma regra apresentada tem um somatório de tempo de serviço e tempo de contribuição. Um exemplo claro, se alguém começa a trabalhar com 18 anos, com 60 anos ele já contribuiu 42 anos”, explicou Wellington.

Ainda durante a audiência, foi colocada em pauta, a dívida que a União tem com o Estado do Piauí referente à federalização da Cepisa. “Foi também apontado o caminho a ser tratado com o Ministério das Minas e Energias, mas tem um sinal positivo da parte da União que é de se ter um perito que possa arbitrar e, a partir daí, a decisão da ministra Rosa Weber perante o Supremo”, acrescentou Dias.

Autoria: Redação CCom
Tags: Wellington defende - Wellington defende

Fonte: Governo do Estado do Piauí �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI