Piaui em Pauta

-
-
Wellington Dias foi recebido pelo governador Rui Costa, que apresentou projetos

Wellington discute parcerias e troca de experiências com a Bahia.

Publicada em 23 de Março de 2016 �s 19h38


Audiência com técnicos da Educação da Bahia						 (Foto:Divulgação) Audiência com técnicos da Educação da Bahia (Foto:Divulgação)

Experiências em saúde, mobilidade urbana e educação foram as pautas discutidas e apresentadas durante reunião entre os governadores Wellington Dias (PI) e Rui Costa (BA) com as respectivas equipes, realizada na tarde desta quarta-feira, 23, em Salvador.

Segundo o governador Wellington Dias, o encontro traz resultados positivos ao Piauí. “Por parte do Governo da Bahia foram apresentados três projetos que o Piauí tem interesse em conhecer melhor para implantá-los posteriormente”, disse.

O primeiro é a implantação de um modelo de Parceria Público Privada para investimento no metrô. Neste encontro, estiveram presentes o superintendente nacional da Caixa para atendimento aos governos no Nordeste, Cláudio Freitas; o governador Rui Costa e o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.

Durante encontro, a Caixa se dispôs a acompanhar e ajudar na formatação do projeto de mobilidade do ponto de vista da área pública.  A experiência é importante por somar investimentos privados e públicos. “Saímos daqui com a certeza do apoio do Governo da Bahia, Caixa Econômica e Ministério das Cidades que nos ajudarão na elaboração e execução do projeto”, disse o governador, declarando que há contrato com a CEF no valor estimado de R$ 228 milhões e mais um contrato de R$ 210 milhões do Orçamento Geral da União com a finalidade de modernizar o metrô de Teresina. “Com a Parceria Público Privada é possível até se construir uma nova linha para o metrô”, disse o governador.

A educação também esteve na pauta e o Piauí, segundo o governador, há planos de trazer ao estado a experiência Pacto para Educação, cujo objetivo é melhorar todo o sistema educacional, envolvendo professores, família e o mais importante, integrando 36 mil alunos eleitos líderes de salas. “É uma grande comissão que atua com a finalidade de proporcionar educação de qualidade. Temos a proposta de trabalhar esse modelo no Piauí e temos o apoio do governo baiano”, esclarece.

A terceira experiência é na área de saúde e vem trazendo resultados positivos para a Bahia. “O secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa, já esteve na Bahia, acompanhando os investimentos na área de telemedicina, com diagnóstico por imagem. Aqui na Bahia, eles conseguiram fazer a experiência em onze hospitais e o Piauí se prepara para investir e implantar este modelo para otimizar a qualidade da saúde no estado”, informa o governador.

Wellington diz que o Piauí também apresentou algumas propostas inovadoras aos gestores da Bahia, como as escolas de tempo integral, ensino à distância.  



» Siga-nos no Twitter

Tags: Wellington discute p - Wellington discute

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)