Piaui em Pauta

-
-
O governador Wellington Dias reuniu-se com o ministro das Cidades, Gilberto Kass

Wellington e Kassab debatem sobre moradia, transporte e saneamento

Publicada em 30 de Janeiro de 2015 �s 15h12


  												Reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab						 (Foto:Marcelo Cardoso)					Reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (Foto:Marcelo Cardoso)

O governador Wellington Dias, juntamente com secretários, prefeitos, parlamentares, entre outras autoridades, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (30) com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O objetivo do encontro foi discutir os principais problemas pelos quais passam as cidades piauienses na área de habitação, mobilidade urbana e saneamento básico.

Durante seu pronunciamento, Wellington Dias falou sobre a importância de receber a equipe do ministro nesse inicio do mandato e momento delicado pelo qual passa o Piauí. O governador ressaltou que o estado pretende trabalhar de forma integral com os governos federal, estadual e municipal. A intenção é atuar unidos para resolver os principais problemas do Piauí . “Temos graves problemas na área de saneamento. Teresina, por exemplo, tem apenas 17% de esgotamento. A notícia boa é que, fruto do que conversamos como Ministério das Cidades, vamos trabalhar pra garantir a conclusão das obras atuais, o que nos fará ultrapassar, pelo menos, 30%. Temos a necessidade de fazer uma pactuação com o setor público e privado para darmos conta numa velocidade maior”, declarou. 

Outro assunto tratado foi a mobilidade urbana. “Depois que assumimos o governo, fizemos reuniões de trabalho no sentido de integrar o sistema de ônibus e metrô. Também pretendemos apresentar uma novidade que é poder usar os rios para transporte hidroviário, através da hidrovia Poti-Parnaíba”, informou Dias. Na área de habitação, o governador enfatizou que os municípios com população igual ou inferior a 50 mil habitantes, possuem uma dificuldade maior na capacidade de trazer recursos para se desenvolver. “Dentre os nossos 224 municípios, só cinco têm mais de 50 mil habitantes. As cidades pequenas são as que mais têm dificuldade de investimentos”, declarou.

O ministro Kassab, elogiou a atitude dos gestores em realizar uma reunião para que não corram o risco de errar nas prioridades. “Sabemos que são grandes os desafios aqui no estado do Piauí, em especial nas grandes cidades. Espero que a gente possa estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, para que possamos pedir ajuda, seja junto à presidente Dilma - que acompanha essa reunião, seja no Congresso. Sabemos que os investimentos necessários são expressivos e o Estado jamais conseguirá atingir todos os municípios se não tiver essa parceria. Então essa é a razão da nossa presença: para que possamos estabelecer metas de continuidade e as novas prioridades”, afirmou.

De acordo com Gilberto Kassab, essa parceria entre os governos nacional, estadual e municipal é de fundamental importância para que as metas sejam realizadas de forma ágil, dando uma melhor qualidade de vida para a população. “Tenho certeza de que o objetivo principal do senhor governador, do prefeito Firmino Filho e de todos os prefeitos aqui presentes é levar melhor qualidade de vida para as pessoas. Havendo essa união, fica mais fácil desenvolvermos o nosso trabalho” disse Kassab.

Ações Depois de tomar conhecimento sobre os principais problemas pelo qual passam as cidades piauienses, o ministro Gilberto Kassab pediu ao governador que sua equipe apresentasse o que está registrado no Ministério em relação ao estado do Piauí e aos municípios, para que, em seguida, a equipe do governo pudesse atualizar os dados. Após esse momento os parlamentares puderam apresentar suas metas e projetos.

A secretária da Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, afirmou que consta no Ministério das Cidades, em relação ao Piauí, 42 intervenções de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), totalizando R$ 329 milhões de investimentos.

“O nosso desafio é concluir estas obras. O residencial Jacinta Andrade continua sendo uma iniciativa importante e precisamos concluir as obras de equipamentos sociais e algumas outras de infraestrutura. Nossa tarefa com o governo do estado é  passar um pente fino nesses projetos e ver quais são os contratos e as questões que podemos dar maior celeridade”, afirmou a secretária.

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI