Publicada em 17 de Agosto de 2015 �s 14h59
O governador Wellington Dias empossou, na manhã desta segunda-feira (17), os novos membros do Conselho Estadual da Pessoa Negra. A cerimônia, ocorrida no Salão Branco do palácio de Karnak, contou com a apresentação do grupo cultura afro Ijexá. Criado em 2002, por meio de projeto de lei da então deputada estadual Francisca Trindade, o órgão é vinculado à Secretaria Estadual de Justiça e tem por objetivo fortalecer entidades e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para o movimento negro no Piauí.
Segundo Assunção Aguiar, membro do grupo cultural Coisa de Nêgo, o Conselho tem, entre suas funções, fazer com que as comunidades quilombolas sejam efetivamente assistidas com políticas de inclusão social. “O Conselho Estadual da Pessoa Negra tem o objetivo de fazer valer o estatuto da igualdade racial, promovendo a inclusão social e a igualdade de acessos à educação, ao lazer, à formação profissional”, explicou.
O governador Wellington Dias destacou a necessidade de promover a inclusão da pessoa negra de maneira democrática e participativa, adotando políticas inclusivas e ampliando o debate social sobre a questão racial, combatendo a discriminação e garantindo o direito à cidadania. “A inclusão deverá ser feita em todas as áreas. É importante a revitalização e fortalecimento deste conselho, pois reflete a nossa preocupação com todo os setores da sociedade”, explicou Dias.
O conselho será representado por 12 membros titulares e 12 suplentes, representado as secretarias de Justiça e de Educação, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Agentes de Pastoral Negros, Núcleo Ifaradá da Universidade Federal do Piauí, OAB-PI, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Igrejas Evangélicas e outras entidades.