Publicada em 25 de Maio de 2015 �s 15h42
Na próxima segunda-feira (1º), o governador Wellington Dias estará na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), para regulamentar o Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico – Científico do Estado do Piauí (Fundes), além de autorizar o lançamento de quatro editais de auxilio à pesquisa.
Com o objetivo de aperfeiçoar o fomento à pesquisa científica no Piauí, o governador irá assinar o decreto que regulamenta o Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico – Científico do Estado do Piauí (Fundes), criado em 2008 pela lei estadual nº 5.790, e que tem entre seus objetivos melhorar a infraestrutura de pesquisa em instituições sediadas no Piauí e apoiar a formação de recursos humanos destinados à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
Através do decreto assinado pelo governador, a Fapepi, que terá como função a Secretaria – Executiva do Fundo de Pesquisa, deve indicar nomes de gestores oriundos de órgãos governamentais para formar o Conselho Diretor do Fundes.
No evento, será autorizado também o lançamento de quatro editais da Fapepi, Auxílio à Participação em Evento Científico, Auxílio para Publicação Científica, Auxílio para Organização de Reunião Científica e um novo edital, de Fomento ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Estado, com o objetivo de fortalecer grupos de pesquisas e projetos na área.
A solenidade vai acontecer na sede da Fapepi, às 19h, na segunda-feira (1º). O presidente da instituição, Francisco Guedes, falou sobre a importância do evento. “A regulamentação do Fundes vai dar um impulso maior ao financiamento de nossas pesquisas, além do lançamento dos editais com a presença do governador que pretende dar visibilidade política às pesquisas, para popularizar a ciência no Estado. Dessa forma, faço o convite para que pesquisadores, professores universitários, reitores e pró-reitores de pesquisa possam estar presentes nesta reunião, para reforçarmos a articulação entre a academia, o Governo do Estado e o setor produtivo com o intuito de alavancar cada vez mais a pesquisa científica, tecnológica e de inovação do estado do Piauí”, destacou o presidente.