Piaui em Pauta

-
-
Wellington trata de pautas fed

Wellington trata de pautas federativas com senador Ciro Nogueira.

Publicada em 09 de Novembro de 2018 �s 14h38


O governador Wellington Dias recebeu em audiência, nesta sexta-feira (09), no Palácio de Karnak, o senador Ciro Nogueira. No encontro, trataram de pautas federativas, dentre elas, previdência, economia, políticas sociais e novos investimentos.

» Siga-nos no Twitter

Na ocasião, o governador destacou a importância da atuação do Senado Federal na construção de alguns temas, tais como o da previdência. "A proposta que está lá não é viável, há a necessidade de se trabalhar com a regra de cálculo atuarial, baseado no compromisso total dos planos com seus participantes. Dentro da regra desse cálculo, temos uma solução para o presente e para o futuro", disse Wellington.

O crescimento da economia e as políticas sociais também foram pontos abordados. "Ter alternativa para o país gerar emprego e renda e fazer a economia girar. Não temos como suportar medidas para conter despesas sem ter medidas para fazer a economia crescer. A receita não pode cair, pois desequilibra de novo. Quanto a parte social, é preciso evitar providências que possam atingir o fundo relacionado à saúde e educação para não desequilibrar Município e Estado. Já estamos tratando no Supremo de algumas medidas tomadas pelo governo federal que prejudica Estados e Munícípios no que diz respeito aos recursos do Fundo de Participação dos Estados", explicou Dias.

Ainda segundo o chefe do Executivo piauiense, outra pauta que depende muito do Senado é a da cessão onerosa, que se trata de um contrato firmado em 2010, em que o governo cedeu uma parte da área do pré-sal para a Petrobras, que teve o direito de explorar bilhões de barris de petróleo. "O dinheiro está ficando todo com a União e os Estados e Muncipios terão prejuízo, pois haverá uma dedução do total do imposto de renda. Nós sugerimos uma compensação e ficou estabelecido que 15% do total seria repassado aos Estados e Municípios", pontuou o governador.

Por fim, novos investimentos para o Piauí também foram foco da reunião. "Diversas obras hídricas estão sendo reotomadas no estado e vim conversar com o governador sobre as prioridades para que o Piauí receba os investimentos. Tratamos de um cronograma para acertar algumas liberações que temos por parte do governo federal e vamos ter agenda com a Caixa Econômica e Ministério da Integração para garantir a execução das obras", finalizou o senador Ciro Nogueira.

Autoria: Lorenna Costa
Tags: Wellington trata de - O governador Welling

Fonte: Governo do Estado do Piauí �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI