Piaui em Pauta

-
-
Wellington visita obras da Nov

Wellington visita obras da Nova Maternidade e anuncia entrega para 2021.

Publicada em 05 de Agosto de 2020 �s 21h51


O Governador Wellington Dias visitou, nesta quarta-feira (05), as obras da Nova Maternidade de Teresina, localizada na zona leste da capital. Apesar da pandemia, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), deu continuidade às obras seguindo todas as normas de proteção e segurança na prevenção à Covid-19.

» Siga-nos no Twitter

“Esta é uma grande obra, não apenas no tamanho físico, mas de tudo que representa para o Piauí. A Maternidade Dona Evangelina Rosa já cumpriu sua missão e estamos trabalhando para no próximo ano entregar esta obra para Teresina e para o Piauí. É um investimento que no total vai chegar a aproximadamente R$ 135 milhões. Aproveito para agradecer o empenho da bancada federal e o trabalho do secretário Florentino Neto e de toda a Sesapi”, disse o governador.

O prazo de entrega da primeira etapa da obra está mantido para agosto de 2021. Pelo menos 26% dos serviços já foram concluídos. A unidade será referência neonatal para o estado, cuja função é exercida há décadas pela Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Segundo Wellington, os recursos para a aquisição de equipamentos já estão garantidos. “Já temos aqui cerca de R$ 30 milhões investidos e temos condições de prosseguir, inclusive com recursos para a parte dos equipamentos. Teremos uma quantidade maior de leitos clínicos e de UTIs para atender a mulher e o bebê do Piauí, com profissionais e gestão qualificados”, disse Dias.

A Nova Maternidade deve desafogar as atuais maternidades do Piauí e terá estrutura especializada para grávidas de médio e alto risco, além de receber o maior investimento em um equipamento de saúde pública dos últimos anos no estado.

“Estamos diante da maior obra de saúde pública dos últimos 40 anos. A maternidade será grandiosa no sentido de dar assistência à mulher e ao bebê, será um serviço de referência. Todo serviço da maternidade será transferido para cá e a Maternidade Dona Evangelina Rosa seguirá um novo destino”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que assegurou, ainda, que as obras estão seguindo os protocolos de segurança para prevenção à Covid-19.

Serão 286 leitos, sendo 115 destinados para a terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta, 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê, permitindo que a mãe fique mais próxima do filho.

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, que coordena a retomada de obras pelo Pro Piauí, também participou da visita. “A Secretaria da Fazenda tem acompanhado de perto, principalmente a parte que cabe ao Tesouro Estadual que são as contrapartidas e os complementos para garantir a continuidade dessas obras, incluindo este equipamento público e outros na área de saúde que estão inclusos no Plano Pro Piauí”, disse o gestor.

Tags: Wellington visita - O governador Welling

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI