Publicada em 11 de Junho de 2013 �s 13h34
O governador Wilson Martins e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregaram, nesta terça-feira (11), 47 retroescavadeiras e 99 motoniveladoras a 133 municípios piauienses. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do PAC2. Ao todo, 222 municípios do Piauí serão beneficiados com retroescavadeiras e motoniveladoras, além de caminhão caçamba. Municípios que passam por seca receberão também caminhão-pipa e pá carregadeira. O investimento por cidade é de R$1.460 milhão. A cerimônia aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar, em Teresina.
Os equipamentos entregues aos prefeitos municipais irá beneficiar 400 mil famílias da área rural, pois deverão ser empregadas na melhoria de acessos e estradas vicinais, construção de obras hídricas, como aguadas, cacimbas e barreiros, por exemplo. Somando-se entregas feitas anteriormente, o total de equipamentos repassados às prefeituras no Piauí chega a 212 retroescavadeiras e 133 motoniveladoras.
“Contratamos tudo que a indústria nacional conseguiria produzir. Nós estamos priorizando a entrega aos municípios do Semiárido. Até setembro ou outubro, no mais tardar, estaremos com todas as retroescavadeiras e motoniveladoras nos municípios do Semiárido”, comentou Pepe Vargas.
Durante seu pronunciamento, o governador Wilson Martins recomendou aos prefeitos que permitam a utilização das máquinas por apenas um operador, que seja capacitado, visando ao aumento da durabilidade do equipamento. Por contrato, os fornecedores das máquinas deverão oferecer capacitação a técnicos dos municípios sobre a sua operacionalização.
“A entrega dessas máquinas reforça a autonomia dos municípios. Dentro das nossas condições, o Governo do Estado também está fazendo sua parte, especialmente investindo no fortalecimento da agricultura familiar. Esse ano teremos mais pastagens e mais floradas, mas continuaremos com ações emergenciais onde for necessário e com ações estruturantes”, destacou o governador Wilson Martins.
Em nome dos prefeitos presentes, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, afirmou que a parceria com os Governos Federal e Estadual é essencial às cidades do Piauí, especialmente às menores. “Sem essa parceria, a maioria dos municípios não poderiam adquirir máquinas como essas. Esse é um momento de muitas dificuldades, ainda por causa da seca, e ações como essas permitem que a população tenha uma maior qualidade de vida”, ressaltou.
No Piauí, apenas os municípios de Teresina e Parnaíba não receberão os equipamentos, por não se enquadrarem nos critérios adotados pelo MDA, como participação significativa do Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura no PIB total do município, extensão da área rural e população rural.
Municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras Beneditinos Bertolínia Morro Cabeça no Tempo Picos Santa Luz São Lourenço do Piauí São Miguel do Fidalgo Avelino Lopes Bonfim do Piauí Curimatá Monte Alegre do Piauí São Braz do Piauí Sebastião Barros Sigefredo Pacheco Tamboril do Piauí Alvorada do Gurguéia Anísio de Abreu Brejo do Piauí Buriti dos Lopes Canavieira Canto do Buriti Cocal Colônia do Gurguéia Corrente Cristalândia do Piauí Cristino Castro Currais Flores do Piauí Floriano Francinópolis Itaueira Jerumenha Júlio Borges Luís Correia Manoel Emídio Marcos Parente Palmeira do Piauí Parnaguá Pavussu Pimenteiras Piripiri Redenção do Gurguéia Ribeira do Piauí Rio Grande do Piauí Santa Filomena Sebastião Leal Várzea Branca
Municípios beneficiados com a entrega de motoniveladoras Beneditinos Bertolínia Morro Cabeça no Tempo Picos Santa Luz São Lourenço do Piauí São Miguel do Fidalgo Avelino Lopes Bonfim do Piauí Curimatá Monte Alegre do Piauí São Braz do Piauí Sebastião Barros Sigefredo Pacheco Tamboril do Piauí Água Branca Alagoinha do Piauí Alegrete do Piauí Alto Longá Altos Amarante Angical do Piauí Aroazes Assunção do Piauí Barra D'Alcântara Barras Barro Duro Bela Vista do Piauí Belém do Piauí Boa Hora Bocaina Bom Jesus Boqueirão do Piauí Brasileira Cajazeiras do Piauí Caldeirão Grande do Piauí Campinas do Piauí Campo Alegre do Fidalgo Capitão Gervásio Oliveira Caridade do Piauí Coronel José Dias Dirceu Arcoverde Elesbão Veloso Eliseu Martins Fartura do Piauí Francisco Macedo Guaribas Hugo Napoleão Jardim do Mulato Joaquim Pires José de Freitas Jurema Lagoa do Barro do Piauí Marcolândia Massapê do Piauí Matias Olímpio Miguel Alves Monsenhor Gil Nossa Senhora dos Remédios Oeiras Olho D'Água do Piauí Paes Landim Pajeú do Piauí Palmeirais Paquetá Paulistana Pedro II Pio IX Porto Queimada Nova Regeneração São Francisco do Piauí São João do Piauí Simplício Mendes Batalha Lagoa do Piauí Padre Marcos Pau D'Arco do Piauí Pedro Laurentino Santa Cruz do Piauí Santo Inácio do Piauí São Félix do Piauí São Francisco de Assis do Piauí São Gonçalo do Piauí São João da Canabrava São João da Fronteira São João da Varjota São João do Arraial São José do Divino São José do Peixe São Julião São Luís do Piauí São Miguel da Baixa Grande São Pedro do Piauí Socorro do Piauí Sussuapara Tanque do Piauí Vila Nova do Piauí Wall Ferraz