Publicada em 05 de Outubro de 2013 �s 10h25
Entrega de Certificados PROJOVEM em Esperantina/PI (Foto:Kalberto Rodrigues)
O governador Wilson Martins entregou, nesta sexta-feira (5), 270 certificados do Programa Projovem Trabalhador para 270 alunos concludentes, nos municípios de Barras e Esperantina. O programa, que é desenvolvido pela Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) em parceria com o Governo Federal é uma forma de promover e intensificar a democratização do ensino profissionalizante no Piauí.
“Fico bastante orgulhoso ao ver os resultados do Projovem Trabalhador e, principalmente, de saber que em muitos municípios, a exemplo de Barras, não houve nenhum caso de evasão. Ou seja, todas as pessoas que entraram no curso, receberam o seu diploma. São investimentos na melhoria da educação básica e no incentivo à educação profissional que garantirão um futuro melhor para os jovens e essa é a principal meta de nosso Governo”, comemora Wilson Martins.
“O programa está sendo executado de forma satisfatória em 85 municípios piauienses, levando qualificação profissional aos jovens que, muitas vezes, não têm essa oportunidade. Mas o mais bonito é que estamos conseguindo inserir essas pessoas no mercado de trabalho assim que elas concluem os cursos. Em Barras, por exemplo, dos 150 concludentes, 71 já estão trabalhando, resultado este que muito nos orgulha e nos dá a sensação de dever cumprido”, argumenta a secretária do Trabalho, Larissa Maia.
Márcia Tavares, moradora do município de Barras, recebeu o certificado de conclusão do curso de vestuário, no qual aprendeu as técnicas de corte e costura. “Aprendi muita coisa e daqui pra frente pretendo trabalhar com a confecção de roupas e acessórios. Agora que já sei praticar o ofício, só me falta arranjar um emprego”, afirma.
Antônio Carlos, que também reside no município de Barras, concluiu o curso de construção e reparo 2, onde aprendeu a executar todos os tipos de ligação elétrica da área doméstica. “Depois que terminei o curso já fiz vários trabalhos avulsos. Aproveitei bastante todos os ensinamentos que foram dados durante o curso e o meu foco agora é estudar para o concurso da Eletrobras e me tornar um bom profissional”, ressalta.
Para a execução do programa em Barras foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$354 mil, ofertando cursos nas áreas de alimentação, construção e reparos, vestuário e serviços pessoais. Enquanto para a cidade de Esperantina foram destinados mais de R$283 mil, aplicados na execução dos mesmos cursos, acrescido do técnico em administração.
O Projovem Trabalhador atua em 85 municípios piauienses, levando qualificação sócio profissional a 8.500 jovens com o objetivo de promover a criação de oportunidade de trabalho, emprego e renda.