Publicada em 23 de Maio de 2013 �s 17h51
Os investimentos na melhoria das condições de infraestrutura dos hospitais regionais têm sido uma constante, assim como a valorização da categoria dos profissionais da área da saúde. Somado a todos esses investimentos, o governador Wilson Martins anunciou na manhã desta quinta-feira (23), durante visita às obras da rodovia Transcerrados, o lançamento do programa Samu Aéreo. O anúncio deve ser realizado no início da próxima semana, em solenidade no Palácio de Karnak.
“Caso um paciente tenha um derrame ou qualquer outra necessidade urgente, este poderá ser transportado de forma rápida para um hospital em Teresina, aumentando as suas chances de tratamento. Com duas aeronaves novas e prontas para atender qualquer cidadão, o Samu Aéreo é mais um compromisso que assumimos com a saúde pública do Piauí”, ressalta Wilson Martins.
A implantação do Transporte Aeromédico torna o Piauí uma referência para a região Norte e Nordeste. É um serviço que funciona 24 horas na estabilização e remoção de pacientes e pode atuar em acidentes com múltiplas vítimas e grandes desastres. A frota do Transporte Aeromédico pode ser composta por três tipos de aeronaves, tais como Avião King Air, Seneca e helicóptero AS 50 (esquilo).
Em Teresina, os pontos de apoio para o Samu Aéreo serão o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Universitário (HU) e Hospital da Polícia Militar (HPM). As aeronaves estão configuradas para atendimentos de UTI, com kits aeromédicos completos e adaptadas ao transporte de pacientes com as mais variadas condições clínicas. As aeronaves serão equipadas com o que há de mais moderno para o Transporte Aeromédico, dentro das normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).