Piaui em Pauta

-
-
Yik Yak: faça novas amizades

Yik Yak: faça novas amizades perto de você.

Publicada em 01 de Janeiro de 2017 �s 23h34


Yik Yak é um aplicativo gratuito para Android e iPhone (iOS) que mistura Twitter, Reddit e geolocalização. Foi criada nos Estados Unidos em 2013 e já se envolveu em algumas polêmicas.

» Siga-nos no Twitter

Liberado no Brasil, o Yik Yak funciona como um fórum: as pessoas podem discutir o que está acontecendo em um determinado lugar. Mas apenas os usuários que estão próximos conseguem visualizar os posts.

É possível criar pequenas comunidades online para saber o que está acontecendo em um bairro, evento, escola ou faculdade, clube ou parque além, é claro, de fazer novas amizades que estão por perto.

O aplicativo se envolveu em uma polêmica por permitir grupos fechados e o anonimato – o que ainda não está disponível no Brasil. Mas, nos EUA, usuários mal intencionados disseminaram mensagens agressivas difamando funcionários e colegas de classe, prejudicando a vida das vítimas do bullying. Após o ocorrido, o app prometeu mudanças.

Nossa opinião
O app Yik Yak é interessante por reunir usuários que têm interesses em comum e também moram próximos. Outro diferencial é a possibilidade de comentar em grupos de debate sobre diversos temas na sua cidade ou país e ainda participar de discussões com pessoas de qualquer lugar do mundo, além de interagir sobre assuntos que o software elencou como sendo destaque.

Seguindo o formato das redes sociais, o aplicativo permite que o usuário interaja por meio de texto, porém há uma limitação de 200 caracteres em cada postagem, o que pode não agradar a todos.

Outra desvantagem é o app não oferecer a publicação de vídeo, seja da câmera do aparelho ou da gravação salva. Apesar disso, o software é útil por permitir que o usuário salve alguma foto capturada no aplicativo para postar quando estiver online.

O aplicativo ganha pontuação máxima no desempenho, uma vez que o funcionamento do app não apresentou problemas. Além disso, o design se destacou pela simplicidade na escolha da paleta de cores e organização das ferramentas de uma maneira intuitiva e eficaz.

Disponível para os usuários brasileiros, o aplicativo conta com um chat privado, sendo interessante para conhecer pessoas que estejam em um raio de cerca de 14 quilômetros. Caso não queira conversar com o usuário, basta bloqueá-lo.

Para complementar o perfil, o app permite que o usuário adicione seu Snapchat, Instagram, Twitter, Tumblr, Pinterest, Facebook e LinkedIn, facilitando o compartilhamento de informações sobre si mesmo. Apesar disso, o software não tem cadastro via Facebook, o que pode comprometer a segurança na identidade do usuário.

Prós
Disponível em português
Ótimo desempenho
Interface simples e organizada
Adicionar perfil do Snapchat, Instagram, Twitter, Tumblr, Pinterest, Facebook e LinkedIn
Salvar foto para postar quando estiver online
Chat privado
Grupos de discussão local e global
Contras
Não tem cadastro via Facebook
Sem a opção de gravar e publicar vídeos
Limitação de caracteres
Tags: Yik Yak: faça novas - Yik Yak é um aplicat

Fonte: globo �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA