Piaui em Pauta

-
-
O governador quer ver de perto a obra que vai acabar com o problema do abastecim

Zé Filho visita ETA da Santa Maria da Codipi nesta segunda-feira

Publicada em 13 de Abril de 2014 �s 16h47


O governador Zé Filho visitárá, nesta segunda-feira (14), às 8h, as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Santa Maria da Codipi. A obra, que vai garantir o abastecimento regular para cerca de 200 mil pessoas, recebe amanhã mais um conjunto de tubulações a serem instaladas nos próximos dias.

A previsão é que a primeira etapa do empreendimento esteja concluída em julho deste ano, o que vai fornecer aos moradores da região 900 mil litros de água por hora, representando metade da capacidade da ETA.

A obra está sendo executada pelo Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) com a cooperação técnica da Agespisa. Ao ser finalizada, a estação terá capacidade para produzir 1.800 litros a cada hora, abastecendo também parte da zona Leste da capital e a região da Pedra Mole.

“Vamos agilizar a entrega da Estação de Tratamento para resolver todos os problemas de abastecimento da região, que é uma das que mais crescem na capital, por isso essa obra está sendo feita com recursos do tesouro estadual”, ressalta o governador Zé Filho.

O novo sistema de abastecimento de água da região da Santa Maria da Codipi está orçado em R$ 42,8 milhões.

Região já conta com reservatórios e rede de distribuição

O presidente da Agespisa, José Augusto Nunes, explica que com a ETA concluída não haverá demora em atender os moradores com a água produzida, uma vez que já existem reservatórios e rede de distribuição na região. “Faremos ampliações da tubulação onde houver necessidade, levando água de qualidade para todos da região”, garante. Atualmente, a região é abastecida por meio de poços tubulares, que são insuficientes para atender a demanda.

Quem está na expectativa pela conclusão da Estação de Tratamento é a dona-de-casa Ivoneide Pereira, 46 anos, que mora no bairro há 13 anos. “Estamos esperando muito que essa obra seja finalizada. Vai ser uma garantia de que os moradores não terão mais problemas de abastecimento”, disse.

Com a conclusão da primeira fase da obra, serão beneficiados os bairros: Parque Brasil I, II e III, Residencial Francisca Trindade, Parque Firmino Filho, Parque Wall Ferraz, Loteamento Asa Norte, Mirante Santa Maria, Monte Alegre, Monte Verde, Residencial Jacinta Andrade e Santa Rosa. Na segunda fase, os contemplados serão toda a região da Pedra Mole e Nova Teresina

Nova Adutora na zona Sul

Outro importante investimento da Agespisa para melhorar o abastecimento em Teresina é a implantação de uma segunda adutora de 3 mil metros ligando a ETA da zona Sul ao Centro de Reservação do Parque Piauí.

Com essa obra, a Agespisa vai passar a distribuir mais 500 mil litros de água por segundo. Os recursos, no valor de R$ 11,6 milhões, também são do Governo do Estado.

 



» Siga-nos no Twitter

Tags: Zé Filho visita ETA - Zé Filho visita ETA

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI