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Claro antecipa lançamento de tecnologia 4G no RS

Publicada em 05 de Abril de 2013 �s 03h11


Região Metropolitana de Porto Alegre já tem 50% de sua área coberta com sinal que permite acesso mais rápido à internet O grupo América Móvil, controlador da operadora de telefonia celular Claro, anunciou nesta quinta-feira (4) o início dos serviços em tecnologia de quarta geração (4G) na Capital gaúcha. Porto Alegre é a terceira metrópole brasileira (depois de Recife e Curitiba) a receber operações comerciais com essa tecnologia - que possibilita acesso de dados em alta velocidade a partir de dispositivos móveis. Operações de teste já haviam sido feitas em Campos do Jordão (SP), Búzios e Paraty (RJ), no ano passado. Segundo o presidente da Claro, Carlos Zenteno, o lançamento no Rio Grande do Sul, que estava previsto para acontecer depois das cidades que serão sede da Copa das Confederações, foi antecipado pela característica de “mercado-teste” da cidade. “Porto Alegre tem o 7º maior PIB do Brasil, é uma cidade livre do analfabetismo e polo da indústria metalmecânica e do turismo de negócios”, ressaltou o executivo. Em outro momento, ele disse que a Capital apresentou uma combinação de outros fatores que também foram determinantes, como a abertura da prefeitura para a instalação de antenas 4G nos locais onde já há antenas 3G e a possibilidade de disponibilizar o espectro de transmissão de dados, usado anteriormente pela televisão. Nesse primeiro momento, a Net (também parte do grupo América Móvil), liberou uma banda de 5 MHz que possibilitou fazer o lançamento com 5 MHz + 5 MHz (metade para envio e metade para a recepção de dados). A capacidade inicial total de 10 MHz é 25% da que deve ser alcançada até o final de abril, quando está prevista a liberação completa do espectro comprado em leilão no ano passado e ainda dedicado à transmissão televisiva. A operação, que começa com 108 antenas, cobre cerca de metade da Região Metropolitana (90% do município de Porto Alegre) e deve chegar a 127 antenas no próximo mês - quando a tecnologia usará 20 MHz + 20 MHz. Zenteno apontou, ainda, que a companhia espera que o lançamento ajude a ampliar a base de clientes, hoje de cerca de 5 milhões no Rio Grande do Sul, e a aumentar a receita média por cliente. O lançamento da tecnologia 4G também foi momento de apresentação das funcionalidades dos cinco aparelhos aptos para operar com a tecnologia, oferecidos pela rede de lojas da operadora. O celular Motorola RAZR HD e o modem Huawei E392 foram os primeiros a chegar aos pontos de venda da Claro, no final do ano passado. Os aparelhos Galaxy Note 10.1 e Galaxy Note II, da Samsung, assim como o Nokia Lumia 820 (com Windows Phone) devem começar a ser vendidos em breve. Os dispositivos foram demonstrados operando diversas aplicações, como teleconferência com quatro usuários ao mesmo tempo, a exibição simultânea de até quatro vídeos em alta definição e a execução de jogos online. O presidente da Claro afirmou, porém, que os aparelhos 4G vendidos no exterior, o que inclui toda a linha da Apple, inclusive a comercializada aqui no Brasil, não irão acessar a rede 4G brasileira por uma diferença de frequência de operação. Ele apontou que os fabricantes já trabalham na criação de equipamentos que operem em diversas bandas (como aconteceu com os 3G), mas que, até lá, esses equipamentos 4G fabricados para operar fora do Brasil só terão acesso à rede 3G quando estiverem no País. A Claro também anunciou que, em breve, vai lançar o serviço Claro Vídeos. Nesse aplicativo, os clientes poderão acessar diversos filmes e programas de televisão via streaming a um custo competitivo. “Teremos um preço de lançamento de aproximadamente R$ 15,00, que poderá ser cobrado nas faturas das empresas do grupo ou no cartão de crédito. O cliente, além dos pacotes, poderá fazer compras a la carte”, detalhou, ao indicar que o serviço será “muito semelhante, mas superior” a outros já existentes no mercado. A companhia informou, ainda, que o lançamento da rede 4G em Porto Alegre não altera os pacotes de dados e telefonia oferecidos aos clientes, nem eleva o preço do serviço. O que muda, segundo Zenteno, é que o pacote mais vendido atualmente, de 3 gigabytes, não será o mais recomendado. Como a tecnologia 4G demanda muito tráfego de dados, a Claro recomenda a contratação de, pelo menos, 5 gigabytes.

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Fonte: Vooz �|� Publicado por:
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