Piaui em Pauta

-
-
Escola Augustinho Brandão é de

Escola Augustinho Brandão é destaque em documentário.

Publicada em 18 de Setembro de 2013 �s 21h36


 Mais uma vez a Unidade Escolar Augustinho Brandão de Cocal dos Alves se destaca nacionalmente. A escola, que é modelo de ensino para todo o Brasil, recebeu nesta terça-feira (17) uma equipe de profissionais da Buriti Filmes que está realizando um documentário sobre revelações na educação do país.

» Siga-nos no Twitter

"O documentário pretende revelar as escolas que são modelos de educação no Brasil. Não vamos poder estar em todas, mas a Augustinho Brandão, sem dúvidas, é uma das que merecem grande destaque", disse Flávia Tonalegi, diretora de produção do documentário Educação.doc, que está previsto para estrear em janeiro de 2014. Além de Flávia, fazem parte da equipe o diretor Luís Bolognesi, o diretor de fotografia Carlos Baliú, Márcio Koga, assistente de câmera e o técnico de som Guilherme Ayrosa. A Buriti Filmes é uma produtora de audiovisual e já produziu vários documentários premiados e longas-metragens realizados e mantém os projetos Tela Brasil, que ajudam a informar e formar o futuro do cinema nacional.

O Ensino de Cocal dos Alves, um dos municípios mais pobres do interior do Piauí, localizado a 260 km de Teresina, se tornou destaque para o Brasil após o bom desempenho dos alunos nas Olimpíadas de Matemática. Ao todo, são 153 medalhas conquistadas por alunos do município só nas Olimpíadas. Dentre elas, 11 medalhas de ouro e certificados de menções honrosas.

De acordo com o estudante Jean Carlos Sousa, aluno do 2º ano, a Olimpíada foi uma janela que abriu várias outras oportunidades. "Ganhei medalha de ouro, de prata e de bronze e isso mudou a minha história. A escola me incentivou bastante", conta o estudante que trabalhava com os pais na roça. Jean disse, ainda, que com seu bom desempenho seus pais acreditaram que o futuro dele estava na escola e não no campo.

Não existe segredo, apenas o trabalho em conjunto de todos os funcionários, professores e alunos que participam da gestão da escola. Eles são os responsáveis por todas as conquistas. "É com grande satisfação que recebemos os profissionais que divulgam nossas ações, os alunos ficam contentes com todo o trabalho e incentivados a buscar cada vez mais", disse o professor Amaral, que junto aos demais professores, diretora e coordenadora contribuem para o bom resultado dos alunos da escola Augustinho Brandão.

Franciane, Vitaliano, Sandoel, Izael e muitos outros Joãos e Marias fazem a diferença no ensino de Cocal, na Escola Augustinho Brandão. Uns já seguem mestrado e multiplicam o que aprenderam, outros começaram a conquistar seus primeiros objetivos e contribuem com o destaque da escola em educação de qualidade. A Unidade, que obteve um excelente rendimento nas provas objetivas do Enem com média superior à nacional, desbancou mais de 5 mil instituições públicas e privadas, ou seja, 55% das escolas do Brasil, e esteve no topo da colocação quando se comparado os desempenhos de outras unidades com o mesmo perfil socioeconômico dos alunos. Sua média nas objetivas ficou em 524 pontos ? a média nacional é de 519. Segundo especialistas, é possível afirmar que a escola piauiense pode ser considerada a que teve a melhor performance no ensino médio em 2011.

Criada em 2003, a escola ganhou em 2011 uma nova sede, com instalações modernas e funciona nos três turnos. No Estado, é a melhor instituição pública estadual e os seus resultados estão fazendo com que o modelo seja referência.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, esse é um momento único, onde mais uma vez a escola é reconhecida como instituição de qualidade na educação. "Estamos aqui reverenciando professores e alunos da Augustinho Brandão, dando o nosso depoimento. Eles são os maiores protagonistas deste sucesso". Para dar mais suporte aos trabalhos pedagógicos, o Governo do Estado através da Seduc, está investindo na melhoria da estrutura do centro de ensino. As obras do refeitório, biblioteca e ginásio de esportes já foram iniciadas.


Tags: Escola Augustinho - Mais uma vez a Unida

Fonte: SEDUC �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)