O Facebook estuda introduzir nos próximos dias um novo modelo de anúncios no perfil dos mais de 800 milhões de cadastrados na rede social. O objetivo da empresa é usar o Ticker (Novidades, em português), um dos recursos apresentados por Mark Zuckerberg, seu criador e CEO, na última conferência da empresa, para fornecer uma nova opção de publicidade às empresas. A ação, contudo, é mais uma tentativa de ressucitar o Beacon, um dos maiores fracassos da rede criado em 2007.Na prática, os anúncios aparecerão na seção lateral à direita da página principal do usuário, local conhecido como Ticker (imagem acima). A funcionalidade, anunciada por Mark Zuckerberg no último F8, conferência anual da empresa, exibe notificações e todos os rastros deixados por seus amigos na rede social – entenda-se compartilhamento de conteúdo, comentários em álbum de fotos ou mural de pessoas nas quais o usuário não tem vínculo algum de amizade na rede. Ao posicionar o mouse sobre uma notificação, o conteúdo da mensagem é ampliado e exibido.A revelação foi feita por Annie Ta, porta-voz da rede social, ao ClickZ, site especializado em marketing e tecnologia. O objetivo é que o recurso seja exibido gradualmente a partir de segunda-feira, apenas nos Estados Unidos. “As histórias patrocinadas ajudarão pessoas a encontrar as ações de marketing mais interessantes que estão acontecendo no Facebook”, afirmou.Caso o recurso seja ativado, será mais uma estratégia polêmica desenvolvida pela equipe de Mark Zuckerberg. O anúncio no Ticker é um novo modelo de negócio ao gigante de rede social – e uma nova discussão sobre privacidade, uma vez que o formato traz à memória o fracassado Beacon.Em 2007, quando o Facebook tinha apenas três anos de vida, Zuckerberg já havia sinalizado a estratégia de exposição permanente com a criação do Beacon, recurso já desativado que apresentava propagandas direcionadas a usuários. O serviço foi acusado de violação de privacidade. Semanas após o lançamento, seu fundador apresentou um pedido público de desculpas.