
Garantir que crianças de 150 municípios possam aprender a ler, escrever e interpretar textos nos três anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse é o objetivo do programa Palavra de Criança, formalizado a partir de assinatura de convênio entre o Governo do Piauí e Unicef, nesta quarta-feira (23). Mais de 40 mil crianças serão beneficiadas pelo programa, que conta com investimento de R$ 1,6 milhão, oriundos do Tesouro Estadual. O Palavra de Criança faz parte do “Compromisso pela Alfabetização de Crianças”.
No Piauí, mais de 95% das crianças e adolescentes com de 7 a 15 anos de idade estão matriculadas na escola. Porém, segundo dados Inep (2010), 21% das crianças que tem entre 6 e 8 anos possuem nível de alfabetização incompatível com a idade e o ano que estudam.
A partir da capacitação dos profissionais de educação dos 150 municípios com piores resultados no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Palavra de Criança busca reduzir essa distorção. No Ceará, onde o programa já foi executado, esse índice caiu de 52% para 20%. A meta piauiense é fazer com que ao menos 70% das crianças sejam alfabetizadas na idade considerada adequada pelo Plano Nacional da Educação (PNE).
Segundo Rui Aguiar, gestor de programas do Unicef, a parceria com o Governo do Piauí é essencial para que o programa possa ser desenvolvido em tamanha proporção, reunindo 150 municípios. O Palavra de Criança conta com a parceria do Instituto, Universidade Federal do Ceará, prefeituras de Teresina e Sobral, União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Mont Blanc e Faber-Castell.
Governador garante universalização do programa em 2013
Durante a solenidade de assinatura do convênio para execução do programa Palavra de Criança, o governador Wilson Martins garantiu sua ampliação em 2013 para todos os 224 municípios piauienses.
“Educação é prioridade. E não estamos só dizendo, estamos fazendo. Estamos investindo na ampliação das escolas de tempo integral; na educação com mediação tecnológica, possibilitando dar aulas de reforço aos nossos alunos e formação em nível técnico; na redução do analfabetismo entre crianças e adultos; no aumento de 22% para todos os professores da rede estadual”, enumerou o governador Wilson Martins, assegurando que em 2013 o Palavra de Criança será levado também para os 74 municípios que ficaram de fora dessa primeira experiência.
“Comecei a estudar com sete anos, com uma professora leiga polivalente,sem condições adequadas.Era uma luta para nós sermos alfabetizados. Por tudo que passei, com meus irmãos, meus colegas, sei a necessidade de uma criança ser alfabetizada na idade certa. Não só para saber ler e escrever, mas para poder entender, interpretar, poder se interessar pelo estudo”, disse o governador, ressaltando a credibilidade do Unicef e da importância da parceria para a melhoria da oferta do ensino público do Piauí.