A Secretaria Municipal de Educação, SEMEC dará início ao processo de matrículas para o ano letivo de 2011, no próximo dia 13 de dezembro. Para o próximo ano, a SEMEC oferecerá mais de 90 mil vagas, sendo 22 mil destinadas à Educação Infantil, mais de 62 mil, ao Ensino Fundamental e mais de 6 mil, à EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Os alunos que já estudam nas escolas municipais serão os primeiros a realizar as matrículas. As “rematrículas”, como são chamadas, nesse caso, acontecerão em dois períodos. O primeiro, destinado aos que pleiteiam vagas para a Educação Infantil, Maternalzinho, Maternal e 1º período, será de de 13 de dezembro de 2010 a 14 de janeiro de 2011. Já a “rematrícula” para os que pleiteiam vagas para a Educação Infantil 2º Período, Ensino Fundamental de 1º ao 9º e EJA, será de 13 de dezembro a 14 de janeiro de 2011.
Para os alunos novos, o período de matrícula deverá ocorrer no período de 17 a 21 de janeiro de 2011, para os alunos da Educação Infantil, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA.
Para efetivar a matrícula, o candidato ou responsável, deverá apresentar cópia do CPF, da Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Histórico Escolar (Ensino Fundamental) e cartão de vacinação (Educação Infantil). Será assegurada a matrícula do candidato que não possuir certidão de nascimento, devendo a escola comunicar à SEMEC/Gerência de Assistência ao Educando para os encaminhamentos necessários.
O candidato à matrícula que não comprovar o nível de escolaridade, será submetido no prazo de 15 (quinze) dias, após o início das aulas, a teste de avaliação de conhecimento, para efeito de determinação do ano de escolaridade que irá cursar, devendo ser matriculado de acordo com o resultado obtido. Os candidatos à matrícula que não preencherem os requisitos quanto à idade para o Ensino Fundamental diurno serão matriculados no ensino noturno.
De acordo com a Gerente de Ensino Fundamental da SEMEC, Célia Revilândia, a principal mudança em relação ao edital passado diz respeito à Educação de Jovens e Adultos. “Antes, o edital não contemplava esse público. As pessoas iam à escola várias vezes em busca de informação e muitas não encontravam devido ao horário de funcionamento da escola. Agora, com a previsão de matrícula de EJA no edital, as orientaçãoes estão bem mais claras”, disse.