
A Ordem dos Advogados do Brasil (
OAB) divulgou nesta segunda-feira (25) o resultado da
primeira fase do
Exame da Ordem, prova aplicada a bacharéis e obrigatória para obtenção do registro que permite o exercício da profissão.
Cada candidato deve acessar o
link de acompanhamento na página do concurso e consultar o seu desempenho. Os aprovados farão uma segunda etapa em 21 de agosto com redação de uma peça profissional e quatro questões.
A redução no número de questões de 100 para 80 e os enunciados mais longos e explicativos foram elogiados pelos candidatos que prestaram o exame no último dia 17.
Na última edição da avaliação, apenas 10% dos inscritos foram aprovados, o pior resultado da história do Exame da Ordem. Em tese, a prova não deve selecionar um número específico de candidatos, mas atestar quais têm os conhecimentos mínimos suficientes para atuar.
São realizados três exames por ano e o número de aprovados é cada vez menor. Críticos reclamam que o órgão usa a prova para fazer reserva de mercado. A OAB, no entanto, diz que as reprovações são reflexo da falta de qualidade das instituições e divulgou uma lista com 90 faculdades que não tiveram nenhum aprovado ao final da segunda fase do último teste.
Resultado