Piaui em Pauta

-
-
Deslizamento em Petrópolis.

Três morrem em novo deslizamento em Petrópolis; Exército procura isolados

Publicada em 17 de Janeiro de 2011 �s 03h08


m novo deslizamento em Petrópolis provocou a morte de três pessoas na madrugada deste domingo. Elas ficaram soterradas na localidade do Brejal, uma área rural que está ilhada desde terça-feira (11), quando emporais devastaram a região serrana do Rio.

» Siga-nos no Twitter



Segundo a Prefeitura de Petrópolis, cerca de 70 pessoas ainda permanecem isoladas na cidade. Na tarde deste domingo, bombeiros em helicópteros tentaram resgatá-las, mas não conseguiram pousar na área por causa do risco de deslizamentos que persiste desde terça-feira.

A prefeitura afirmou que a área é de mata atlântica virgem e que não há ocupação irregular nas encostas. Brejal é uma área rural que fica às margens da rodovia RJ-134, a chamada Estrada União Indústria, que corta todo o município.

No fim da tarde, bombeiros e homens do Exército tentavam resgatar os moradores abrindo trilhas pelos morros que circundam a área. Não havia registro de feridos. Até a noite deste domingo, os três corpos localizados não
haviam sido identificados.

ISOLADOS

O Exército criou um serviço neste domingo para que pessoas que souberem de vítimas isoladas pelas chuvas nas cidades da região serrana indiquem os locais.

O Exército usará aeronaves e helicópteros para fazer entrega de mantimentos e operações de resgate. As informações podem ser repassadas pelo telefone 0/xx/21/2742-7351 ou pelo e-mail copserraeb@gmail.com.


Casas ocupam encosta ao lado da estrada que liga o centro de Petrópolis ao bairro de Itaipava; veja imagens

POLICIAMENTO

O Comando Geral da PM do Rio determinou na manhã deste domingo a prisão de comerciantes que estiverem cobrando preços abusivos na região serrana. A medida é válida para as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis e tenta coibir a prática de crimes contra o consumidor.

Segundo o porta-voz da Polícia Militar, coronel Lima Castro, 400 homens da corporação ajudam nos trabalhos de socorro e segurança das vítimas. Em meio a tragédia, tentativas de saque foram relatas por comerciantes.

Depois da tragédia, a população de Nova Friburgo começou a sofrer com o racionamento de comida. Assustados com a dimensão dos estragos causados pelas chuvas, os moradores passaram a tentar estocar comida, apesar da grande quantidade de donativos enviada para a região. Isso provocou uma disparada nos preços.

As chuvas também ilharam produtores rurais e destruíram plantações principalmente de verduras e hortaliças. Como consequência, os produtos já começam a sumir dos supermercados da capital fluminense e, quando encontradas, os preços mais do que dobraram em relação à semana passada.



CALAMIDADE

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), decretou neste domingo estado de calamidade pública nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal.

No sábado (15), foi decretado luto oficial de sete dias no Estado e de três dias no Brasil.


Homem é resgatado em Nova Friburgo neste domingo após ficar vários dias isolado; veja mais imagens

SUSTO

O governador Cabral sentiu ontem na pele o efeito das chuvas na região serrana. Com visita programada a Nova Friburgo para as 11h, ele não conseguiu pousar na cidade de helicóptero e teve que descer em Cachoeiras de Macacu, a 40 km.

No meio do caminho, na rodovia estadual RJ-116, caiu uma chuva forte e houve um deslizamento abaixo do nível do asfalto, que começou a se desfazer. "É assustador. De repente a água vem e a estrada que estava semibloqueada começa a ruir", disse Cabral.

Anteontem (14), Cabral afirmou hoje que haverá o momento de se fazer "autocrítica" e "avaliação" sobre a tragédia na região serrana, mas que ainda não era hora.







Tags: Rio de janeiro - chuvas

Fonte: uol �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)