O Brasil fechou o primeiro semestre do ano com 16,96 milhões de domicílios com o serviço de TV por assinatura, segundo divulgou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira, o que mostra expansão de 4,77% no total de assinaturas no país no ano.
Em junho, foram feitas 26,6 mil novas assinaturas, um crescimento de 0,16% na base de assinantes em relação a maio, menor do que o registrado entre meses de maio e junho em anos anteriores. Isso se deve a uma correção na base de assinantes da empresa Sky, iniciada em maio, quando foram canceladas 130.449 assinaturas da empresa. Em junho, a empresa reduziu sua base em 44,86 mil assinantes, continuando a depuração dos dados. No começo de junho, a DirecTV, dona da empresa no Brasil, anunciou que uma investigação interna descobriu que a Sky teve número de assinantes inflado no final de março, em cerca de 200 mil clientes.
“O grupo SKY, de acordo com o que foi comunicado a esta agência, está realizando ajustes em sua base de dados, o que ocasionou a redução do número de assinaturas”, destacou a Anatel, em comunicado. Também pesou para puxar para baixo o crescimento da base de assinantes de TV em junho a redução dos contratos do serviço de micro-ondas, o Sinais Multiponto Multicanal (MMDS), tecnologia mais antiga, justificou a Anatel. Por região, a Sudeste continua na liderança como a que tem mais assinantes de TV, com 39,3% dos domicílios recebendo o serviço, seguida pela Sul (27,8%), Centro-Oeste (25,2%), Norte (17,1%) e Nordeste (12,5%).