.
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar.Um total de 26.883.633 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física este ano. O número ficou levemente abaixo da estimativa da Receita Federal, que esperava receber 27 milhões de formulários. No ano passado, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento. O prazo de entrega terminou às 23h59min59s dessa quarta-feira, horário de Brasília. O número de declarações enviadas nas cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira ainda não foi divulgado pela Receita.
No último dia de entrega, o Fisco recebeu uma média de 300 mil declarações por hora. Neste ano, 27.508 contribuintes optaram por preencher e transmitir o formulário por meio de tablets esmartphones. Apesar de ser três vezes superior ao registrado em 2013, o número ficou abaixo das expectativas da Receita. saiba mais Prazo do IR termina hoje; mande incompleto para evitar multa Entrega da declaração do Imposto de Renda termina na quarta Metade dos contribuintes ainda não enviou declaração de renda ao Fisco Brasileiro tem que declarar bitcoin no IR Receita Federal abre na terça-feira consulta a lote da malha fina do IR Leia mais sobre Declaração do Imposto de Renda
Além disso, 120 mil pessoas físicas com certificação digital baixaram o programa que permite o acesso à declaração preenchida com antecedência, bastando ao contribuinte apenas confirmar os dados. Ao todo, 1 milhão de contribuintes tinham direito a receber a declaração pré-preenchida neste ano.
Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido por mês de atraso, até atingir o valor máximo de 20% do imposto devido.
“A obrigatoriedade do contribuinte continua mesmo após o prazo. Se ele está no rol de quem tem de enviar a declaração, terá de fazer mesmo após o prazo”, explica o representante do Sindicato dos Contabilistas do Estado de São Paulo, Sebastião Gonçalves dos Santos.
A diferença, segundo ele, é que, após o envio do formulário, o contribuinte recebe o boleto da multa para ser paga em até 30 dias. “Ele não cumpriu com sua obrigações. Por isso, será penalizado. E a multa não é barata, não”.
A multa é de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo de 20% do tributo.
Quem mandou a declaração incompleta está livre da multa. Mas também precisa terminar de preencher o formulário.
O pagamento das restituições começará em junho e será feito em sete lotes mensais. No primeiro lote, que será liberado em 16 de junho, terão prioridade idosos de mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. O último lote sai em 15 de dezembro. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita ainda não tem previsão de quanto vai pagar em restituições neste ano.