Götze (à frente) e Müller correm para comemorar o gol: a Alemanha é tetracampeã
Imagem: O GloboGötze (à frente) e Müller correm para comemorar o gol: a Alemanha é tetracampeã
Tetracampeã! A Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0, gol de Götze, e conquistou a Copa do Mundo pela quarta vez. A Argentina lutou, marcou muito, mas sucumbiu à superioridade alemã. Foi a primeira vez que uma seleção europeia foi campeã fora da Europa.
A Alemanha venceu também as Copas de 1954, 1974 e 1990. saiba mais COI elogia organização da Copa e diz que Olimpíada no Brasil será excelente Van Persie era esperança da Holanda. No fim da Copa, virou um problema No adeus, Felipão tenta evitar marca de 40 anos Aécio diz que propor reforma do futebol agora é oportunismo Máfia vendia ingresso da Copa vindo da CBF em agência de Copacabana, diz MP Leia mais sobre Copa 2014
O gol da vitória saiu aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação. Schürlle arrancou pela esquerda e cruzou na área. Götze matou no peito e chutou de primeira, sem chances para Romero.
Este foi o 171° gol desta Copa do Mundo, igualando o recorde de gols marcados em Mundiais, junto com a Copa da França, em 1998.
POSSE DE BOLA X MARCAÇÃO
O jogo foi marcado por uma oposição clara: a Alemanha teve a bola, enquanto a Argentina mostrou poder de marcação e velocidade na transição para o ataque. Em um primeiro tempo equilibrado, as duas seleções tiveram chances claras de marcar. Higuaín, aos 20 minutos, finalizou muito mal depois de receber um presente de Kroos. O alemão cabeceou para trás, mas a bola passou pelos zagueiros e não teve força para chegar a Neuer. O atacante argentinou ficou sozinho na cara do goleiro, mas bateu para fora. Higuaín teve ainda um gol bem anulado, pois estava impedido no instante em que Lavezzi deu o passe, aos 29 minutos.
Aos 39, Messi arrancou pela direita, deixou os marcadores para trás e tocou fraco na saída de Neuer. A bola passou pelo goleiro, mas Boateng salvou em cima da linha. Três minutos depois, Mascherano errou um passe no meio, e a Alemanha teve espaço para o contra-ataque. Müller partiu na direita e tocoupara Klose. O atacante ajeitou para Kroos, que bateu fraco, para boa defesa de Romero.
A melhor chance alemã veio já nos acréscimos da primeira etapa. Kroos bateu escanteio, e Hoewedes cabeceou na trave. Pouco antes, Schürlle, que entrara no lugar de Kramer, levou perigo em um chute de fora da área, mas Romero fez a defesa.
GÖTZE MARCA NO FIM
O segundo tempo apresentou uma dinâmica parecida, mas a Argentina perdeu velocidade aos poucos. Com a entrada de Agüero no lugar de Lavezzi, a equipe de Alejandro Sabella passou a jogar com dois atacantes mais fixos — Agüero e Higuaín. Logo aos dois minutos, Messi bateu cruzado e levou perigo. O camisa 10 levou perigo de novo aos 29, quando recebeu na esquerda, cortou para o meio e bateu para fora. Já a Alemanha desperdiçou uma boa oportunidade aos 25, quando Schürlle recebeu dentro da área, mas se atrapalhou e deixou a bola para Romero. Dez minutos depois, em uma jogada bem organizada, Özil tocou para Kroos na entrada da área, mas o jogador bateu fraco, à esquerda do gol de Romero. Pouco antes do fim, Götze, que entrara no lugar de Klose, foi fominha e resolveu chutar de fora da área, quando a melhor opção era o passe para Kroos.
Com as duas seleções nitidamente esgotadas fisicamente, o primeiro tempo da prorrogação foi equilibrado. Logo com um minuto, Schürlle teve uma boa chance, mas chutou em cima de Romero. Aos seis, Rojo lançou Palacio. Hummeles falhou, não cortou o passe, e a bola sobrou para o atacante argentino. Mas Palácio dominou mal, deixou a bola escapar e só conseguiu dar um toque por cima de Neuer, mas a bola foi para fora.
Aos sete minutos do segundo tempo, Schürlle arrancou e cruzou para Götze, que marcou o gol do tetracampeonato alemão. A Argentina ainda tentou levar a partida para os pênaltis, mas a cabeçada de Messi saiu rente ao travessão.
ALEMANHA 1 X 0 ARGENTINA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Horário: 13/07/2014, às 16h
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Público: 74.738 torcedores presentes
Cartões amarelos: Schweinsteiger, Hoewedes, Mascherano, Agüero
Cartão vermelho:
Gols: Götze (7’/2°T da prorrogação)
ALEMANHA: Neuer; Lahm, Boateng, Hummles e Hoewedes; Kramer (Schürlle, 31’/1°T) e Schweinsteiger; Kroos, Özil (Mertesacker, 15’/2°T da prorrogação) e Müller; Klose (Götze, 42’/2°T). Técnico: Joachim Löw.
ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Garay, Demichelis e Rojo; Mascherano, Lucas Biglia e Enzo Pérez (Gago, 42’/2°T); Messi, Lavezzi (Agüero, intervalo) e Higuaín (Palácio, 32’/2°T). Técnico: Alejandro Sabella.