Apesar do esforço da Prefeitura de Teresina para retirar os vendedores ambulantes das ruas no Centro da capital, alguns descumprem a determinação e insistem em permanecer vendendo mercadorias em locais proibidos. Em 2009, a Prefeitura retirou os ambulantes para novos espaços criados em pontos estratégicos no Centro.
Um desses locais é um galpão na Rua Riachuelo onde existem 330 vagas para vendedores, mas apenas 80 estão ocupadas. “Os vendedores saíram daqui porque o espaço é inapropriado. Fica afastado da região central e as vendas não compensam, também já estou pensando em sair e procurar outro lugar para vender minhas mercadorias”, revelou a ambulante Ana Resende.
No Shopping da Cidade, outro local construído pela Prefeitura para abrigar os ambulantes, a situação é diferente. “Aqui quase não temos mais evasão e ao contrário disso, temos diariamente pessoas realizando o cadastro de reserva a espera de vagas”, descreveu o administrador do shopping Gustavo Crowell de Carvalho.
O problema é que não há espaço para todos no shopping. “Consegui autorização da Prefeitura para vender cafezinho aqui na rua, mas é muito burocrático e muitos colegas se arriscam a vender seus produtos de forma ilegal”, afirmou a vendedora Ana Nazaré.
De acordo o gerente de fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região Centro/Norte, Alexandre Mariano, a gestão municipal está buscando mecanismos para implantar novos espaços e evitar a ocupação desordenada.