Publicada em 05 de Junho de 2014 �s 20h30
Pepper ainda não consegue entender 100% do que escuta, mas sua capacidade será melhorada com o tempo
A operadora de celular japonesa SoftBank revelou, na Computex, o Pepper, um novo robô capaz de entender sentimentos e se comunicar com voz ou linguagem corporal. O lançamento ocorre graças a uma parceria com a espanhola Aldebaran Robotics e a chinesa Foxconn.
Imagem: Reprodução/YouTubePepper ainda não consegue entender 100% do que escuta, mas sua capacidade será melhorada com o tempo
O objetivo do robô é “maximizar a felicidade e minimizar a tristeza das pessoas”, conforme explicou o CEO da SoftBank, Masayoshi Son. Para isso, ele é capaz de reconhecer as expressões corporais de seus donos através de vários sensores de áudio, táteis e visuais.
Ele possui 1,2 metros de altura e pesa cerca de 28 kg, além de contar com dois braços e uma base com rodas para locomoção e uma bateria que garante cerca de 12 horas de energia. No peito do robô existe uma tela touchscreen de 10 polegadas que pode ser usada para comunicação.
Este é o primeiro robô capaz de ler as emoções das pessoas, de acordo com Son. Ele usa tecnologia de reconhecimento de voz e algoritmos para analisar os sentimentos de acordo com a expressão facial e tom de voz.
O CEO admitiu que o robô não ainda consegue entender 100% do que escuta, mas revelou que esta capacidade será melhorada com o tempo. Pepper opera com o sistema operacional NAOqi e possui um mecanismo de emoções aliado a uma inteligência artificial baseada na nuvem.
Com o tempo, será possível instalar aplicativos e atualizar as funcionalidades do robô. No momento, ele consegue entender cerca de 4,5 mil palavras em japonês e diferenciar os tons de voz para entender a disposição de seu dono.
Já o CEO da Aldebaran, Bruno Maisonnier, lembra que o Pepper pode ser usado para melhorar áreas como educação, saúde e entretenimento. “Nós apostamos em robôs bonitos que as pessoas vão querer em casa e são fáceis de interagir, além de serem conectados com a Internet”, acrescenta.
Outra limitação do equipamento é física. O Pepper pode entender ordens como lavar a louça ou varrer o chão, mas devido à baixa quantidade de motoroes – apenas 20 – teria dificuldades para fazer tarefas que necessitem de precisão ou manipulação de objetos delicados.
O robô estará disponível nas lojas da SoftBank, em Tóquio, a partir da sexta-feira, mas sua venda só está programada para 2015 em todo o Japão. O resto do mundo deverá receber o produto só mais tarde, quando o Pepper for programado para entender idiomas e culturas diferentes. As novas línguas, por enquanto, serão – além do japonês – inglês, francês e espanhol, com novas sendo adicionadas mais tarde.
Qual o melhor processador para trabalhar com programas gráficos? Opine no Fórum do TechTudo.
O preço sugerido é de ¥198.000 (cerca de R$ 4.391). A Softbank admitiu que não está em busca de lucro com o produto, e sim em busca de popularizá-lo. Os donos do Pepper terão que pagar uma taxa mensal ainda indefinida para uso de serviços na nuvem e outros conteúdos via Internet podem se tornar uma fonte de renda.
A criação do Pepper é a realização de um sonho de 25 anos, admitiu Masayoshi Son. “Ele é um pequeno passo para a criação de robôs com emoções. Nossa visão é criar robôs que entendam sentimentos e ajam em relação a isso, tornando a alegria da família na própria alegria do robô”, finaliza.
Confira o vídeo que mostra o robô em ação: