Publicada em 09 de Maio de 2013 �s 14h31
O Conselho Estadual de Cultura comemora na próxima segunda-feira (13), os 125 anos da abolição da escravatura com programação especial no auditório do Conselho. Durante o evento serão abordados temas sobre Africanidades, Escravidão no Brasil, Diáspora Africana, Literatura no Brasil e 10 anos da Lei 10.639/2003, que alterou o LDB ao inserir a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana no ensino brasileiro.
“Quando o Conselho de Cultura se propõe a trazer o diálogo sobre africanidades na data 13 de maio, busca não somente contribuir com o debate sobre o tema, mas também, cumprir a Lei 10.639/2003 que já completou 10 anos de existência e que trata da inserção da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana no ensino brasileiro. É sempre oportuno a ampliação desse conhecimento em uma data tão pertinente como o 13 de maio, que faz alusão ao fim de um sistema escravocrata que deixou consequências desastrosas até hoje experimentadas como o preconceito e o racismo”, explica a coordenadora da programação, Iradete Ribeiro.
Na segunda-feira (13), a partir das 9h, haverá um debate com Elio Ferreira sobre Africanidades e apresentação cultural do Grupo Afro-Afoxá e, na segunda-feira (20), grupo de Capoeira e Alcione Corrêa debatendo sobre o tema.
Para a conselheira Dora Medeiros, o valor histórico da data justifica a inclusão da mesma no calendário do Conselho. “O Conselho de Cultura tem a constante preocupação em manter no calendário de eventos anual, atividades alusivas a esta data, pelo valor histórico que a mesma representa para as conquistas atuais do movimento negro”, afirma a conselheira.