Publicada em 26 de Maio de 2015 �s 08h56
O Conselho Gestor de Parceria Público-Privada do Governo do Estado votou a aprovação de elaboração de estudos de viabilidade e demanda de obras, implantação e operação de órgãos do Piauí. A reunião foi realizada no Palácio de Karnak.
Participaram da reunião o governador Wellington Dias; secretário de Fazenda, Rafael Fonteles; secretário de Administração, Franzé Silva; secretário de Transportes, Guilhermano Pires; secretário de Governo, Merlong Solano; secretário de Turismo, Flavio Nogueira; superintendente de Projetos ,Viviane Moura; diretor do DER, José Dias; dentre outros.
Durante a reunião, os representantes da empresa Assist apresentaram manifestação de interesse no estudo do Ride Teresina – plataforma logística multimodal e aeroporto internacional. O projeto tem interesse em aproveitar a localização estratégica da capital. “Os estudos de demanda e viabilidade econômica é que irá delinear o projeto. A preparação do projeto demandará 12 meses, pois necessita de segurança”, disse André Barbosa, diretor-geral da Assist.
“Nós queremos que a economia do Piauí possa reagir com crescimento, com desenvolvimento, gerando emprego e renda. Claro que estamos trabalhando parcerias com o Governo Federal e convênios, dentre outros. Outro caminho são as parcerias com o setor privado, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) em áreas que a rigor não há a necessidade de participação direta do poder público. Por exemplo: não tem sentido o poder público cuidar de comércio e restaurantes, que são atividades próprias do poder privado. Então, a ideia é do estado, numa área como uma rodoviária, cuidar daquilo que é de sua responsabilidade, como a segurança e a vigilância sanitária”, analisa o governador Wellington Dias.
De acordo com o secretário do Governo, Merlong Solano, a reunião foi produtiva, pois foram votadas as prioridades para o Estado. “ o nosso conselho apreciou pedidos de manifestação de interesse de várias empresas a estudar projetos de grande importância para o Piauí como, por exemplo, o pedido de estudo de um grupo de empresas liderado pela Assist. Foram votados ainda projetos para as rodoviárias de Teresina e Picos; e um projeto de estudo para a Transcerrados”, finaliza.