
O Fotógrafo Delson Castelo Branco foi encontrado morto em matagal, e polícia diz que foi uma fatalidade. A Polícia Civil chegou a essa constatação após o depoimento de um homem identificado como Joceilson. A testemunha viu o fotógrafo minutos antes dele colidir com outra moto e despencar da ponte que liga as zonas Sul e Sudeste de Teresina. O corpo e a motocicleta do dono do site Galera Show foram encontrados por volta das 10h desta quarta-feira (16).
A testemunha informa que Delson estava em alta velocidade com a moto pela BR-343. Ele quase colidiu ao ultrapassar Joceilson. Segundos depois, já na cabeceira da ponte, o fotógrafo não conseguiu desviar de outra moto que trafegava no mesmo sentido. “Não sabemos se a colisão foi traseira ou lateral”, relata o delegado Carlos César, que comandou as investigações do caso.
A testemunha chegou ao local do acidente cerca de 10 segundos depois. Uma nuvem de poeira cobria o local. Nenhum dos três tripulantes da moto – um homem e duas mulheres – soube o que os atingiu. Joceilson ficou desconfiado, mas considerou a possibilidade de Delson ter fugido rapidamente do local.
“Essa testemunha disse ter voltado ao local no dia seguinte. Ele parou na ponte e olhou para baixo, mas não conseguiu ver nada”, conta o delegado. Joceilson, que é motorista de ônibus, só conectou o acidente ao desaparecimento de Delson nos dias seguintes, quando o caso ganhou repercussão na mídia local.
Demora para dar informações
Para a polícia, não é estranho a testemunha ter demorado quase um mês para contar o que viu na madrugada do dia 15 de outubro. “As pessoas não gostam de se meter em confusão. A própria esposa do motorista orientou ele a ficar calado”, considera Carlos César. A polícia só chegou à testemunha na semana passada, através de uma cunhada dele.
A equipe que investiga o caso foi ao local indicado pela testemunha na sexta-feira (11). “Mas não encontramos nada”, informa o delegado Carlos César. Somente cinco dias depois - nesta quarta-feira (16) –, a Polícia Civil resolveu contratar dois trabalhadores para abrir caminho na mata. Só então o corpo e a motocicleta de Delson foram encontrados.
Resgate
O corpo estava com capacete e em elevado estado de decomposição. A moto do fotógrafo está bastante avariada. O Corpo de Bombeiros auxiliou o Instituto Médico Legal (IML) na remoção do cadáver e do veículo.
No IML, o corpo de Delson será submetido a exames que vão constatar a causa exata da morte.
A Polícia Civil trabalha agora para identificar as três pessoas que estavam na moto em que Delson colidiu. Na Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito e no Samu não há registro de atendimento a elas. O delegado Carlos César ainda aguarda informações solicitadas ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT).
Contudo, não há dúvidas de que o fotógrafo foi vítima de uma fatalidade, provavelmente motivada pela mistura de álcool e velocidade. “Pessoas que tiveram com o Delson naquela madrugada, nos disseram que ele bebeu muito whisky. E ele andava em uma moto potente, de 600 cilindradas, e, segundo a testemunha, em alta velocidade. As evidências mostram que foi acidente”, afirma o delegado.